Ezequiel 48:5
"Efraim terá uma porção; esta margeará o território de Manassés do leste ao oeste.
Significado de Ezequiel 48:5
Efraim é um dos filhos de José, neto de Jacó, e um dos líderes das tribos do norte de Israel.
Efraim e Manassés eram irmãos, filhos de José, e receberam territórios adjacentes na divisão da terra prometida.
"Margeará o território" significa que a porção de Efraim ficará ao lado do território de Manassés, sem se sobrepor.
Efraim recebeu uma porção como parte da divisão da terra prometida por Deus ao povo de Israel.
A divisão de territórios na Bíblia é importante porque mostra a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e a importância da justiça e da igualdade entre as tribos de Israel.
Em Ezequiel 48, também é dito que a porção de Efraim será de 25.000 côvados de comprimento e 10.000 côvados de largura.
Ezequiel 48 foi escrito durante o exílio babilônico, quando o povo de Israel estava separado de sua terra prometida.
A divisão de territórios em Ezequiel 48 é uma continuação da promessa de Deus a Abraão de que sua descendência herdaria a terra de Canaã.
A justiça de Deus é evidente na divisão igualitária da terra entre as tribos de Israel, mostrando que Deus não faz acepção de pessoas.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje lembrando-nos da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e da importância da justiça e da igualdade entre as pessoas.
Explicação de Ezequiel 48:5
A divisão de terras entre as tribos de Israel: a porção de Efraim
Durante a conquista da Terra Prometida, Josué liderou as doze tribos de Israel na tomada de posse das terras que Deus havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó. Após a morte de Josué, as tribos se estabeleceram em suas respectivas porções de terra, conforme a herança que lhes havia sido designada. No entanto, nem todas as tribos ficaram satisfeitas com a sua porção, e algumas delas pediram uma revisão dos limites territoriais.
Foi nesse contexto que Ezequiel, um profeta do exílio babilônico, recebeu uma visão divina sobre a nova divisão de terras entre as tribos de Israel. Em sua visão, ele viu um anjo medindo a terra com uma vara e distribuindo as porções entre as tribos. Ezequiel registrou essa visão em seu livro, que se tornou parte da Bíblia hebraica e cristã.
No capítulo 48 de Ezequiel, o profeta descreve a porção de terra que seria dada à tribo de Efraim. Segundo a visão divina, essa porção seria contígua à de Manassés, mas teria limites próprios. Ezequiel descreveu detalhadamente os limites da porção de Efraim, que incluiria várias cidades e vilas. Ele também mencionou que a porção de Efraim teria uma fronteira com o Mar Mediterrâneo, o que lhe daria acesso ao comércio marítimo.
O versículo 5 de Ezequiel 48 resume essa parte da visão divina, afirmando que "Efraim terá uma porção; esta margeará o território de Manassés do leste ao oeste." Essa frase indica que a porção de Efraim seria contígua à de Manassés, mas teria uma extensão própria. Além disso, a expressão "do leste ao oeste" sugere que a porção de Efraim teria uma largura considerável, o que lhe daria espaço para cultivar a terra e criar gado.
Embora a divisão de terras descrita por Ezequiel nunca tenha sido implementada na prática, ela serviu como uma fonte de inspiração e esperança para os exilados judeus que ansiavam por retornar à sua terra natal. A visão de Ezequiel mostrava que Deus ainda se importava com o destino de Israel e que um dia as tribos seriam restauradas à sua antiga glória. Para os cristãos, a visão de Ezequiel também é vista como uma profecia da restauração espiritual que viria através de Jesus Cristo, que uniria todas as nações em um só povo de Deus.
Versões
Limitando-se com Manassés, desde o lado leste até o lado oeste, Efraim terá uma porção.
Ao norte, a fronteira vai para o leste, do mar Mediterrâneo até a cidade de Hetlom, até a subida de Hamate, até a cidade de Enom e até a divisa entre os reinos de Damasco e Hamate. Cada tribo deverá receber terras que irão desde a fronteira do leste até o mar Mediterrâneo, a oeste, na seguinte ordem do norte para o sul: Dã, Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Rúben e Judá.