Ezequiel 48:34
"No lado oeste, que tem dois mil e duzentos e cinqüenta metros de comprimento, haverá três portas: a porta de Gade, a porta de Aser e a porta de Naftali.
Significado de Ezequiel 48:34
Capítulo 48, versículo 34.
Dois mil e duzentos e cinqüenta metros.
Porta de Gade, porta de Aser e porta de Naftali.
As tribos de Gade, Aser e Naftali eram parte das doze tribos de Israel e se localizavam na região norte do país.
As portas representam a entrada para a cidade santa de Jerusalém.
A passagem foi escrita durante o exílio babilônico, quando os judeus estavam longe de sua terra natal e sonhavam em voltar para Jerusalém.
Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam da restauração de Israel e da reconstrução do templo em Jerusalém.
A mensagem principal que podemos extrair dessa passagem é que Deus tem um plano para a restauração de seu povo e que a cidade santa de Jerusalém é um símbolo dessa restauração.
Explicação de Ezequiel 48:34
As três portas do lado oeste: uma análise da referência bíblica
Ezequiel 48:34 é um versículo que descreve a disposição das portas no lado oeste da cidade santa de Jerusalém. Segundo a passagem, esse lado teria três portas: a porta de Gade, a porta de Aser e a porta de Naftali. Mas qual é o significado por trás dessas portas?
Para entendermos melhor, precisamos voltar um pouco no tempo. Ezequiel foi um profeta que viveu durante o exílio babilônico, quando muitos judeus foram levados cativos para a Babilônia. Em meio a essa situação difícil, Deus falou com Ezequiel e lhe deu visões e mensagens para transmitir ao povo.
Uma dessas visões é a que encontramos em Ezequiel 40-48, onde o profeta é levado em espírito a Jerusalém e recebe instruções detalhadas sobre a reconstrução do templo e da cidade. A descrição das portas no lado oeste faz parte desse contexto.
Mas por que essas três tribos são mencionadas especificamente? Gade, Aser e Naftali eram tribos que habitavam a região norte de Israel, conhecida como Galiléia. Essa área era vista com desconfiança pelos judeus do sul, que consideravam os galileus como menosprezados e pouco instruídos. No entanto, Jesus nasceu e cresceu na Galiléia, e muitos dos seus discípulos também eram galileus. Portanto, a menção dessas tribos pode ser vista como uma forma de incluí-las e honrá-las na nova Jerusalém.
Além disso, as portas no lado oeste eram as mais próximas do mar Mediterrâneo, que era uma importante rota comercial na época. Isso significa que essas portas seriam as principais entradas para a cidade, por onde entrariam mercadorias e pessoas de outras regiões. Portanto, a disposição dessas portas era estratégica e importante para a economia da cidade.
Em resumo, a referência bíblica em Ezequiel 48:34 nos mostra que a reconstrução de Jerusalém seria uma tarefa cuidadosa e detalhada, que levaria em conta não apenas a estrutura física da cidade, mas também as relações entre as tribos e a economia da região. Essa passagem nos ensina a importância de considerarmos todos os aspectos de uma situação antes de tomarmos decisões importantes.
Versões
do lado oeste, dois mil duzentos e cinquenta metros e os seus três portões: o portão de Gade, o de Aser e o de Naftali.
Haverá doze entradas na cidade de Jerusalém. Cada muralha medirá dois mil duzentos e cinquenta metros e terá três portões, cada um com o nome de uma tribo . Os portões da muralha do norte receberão os nomes de Rúben, Judá e Levi. Os da muralha do leste receberão os nomes de José, Benjamim e Dã. Os da muralha do sul receberão os nomes de Simeão, Issacar e Zebulom. E os da muralha do oeste receberão os nomes de Gade, Aser e Naftali.