Ezequiel 45:19
O sacerdote apanhará um pouco do sangue da oferta pelo pecado e o colocará nos batentes do templo, nos quatro cantos da saliência superior do altar e nos batentes do pátio interno.
Significado de Ezequiel 45:19
Ezequiel era um profeta que viveu durante o exílio babilônico, e essa passagem faz parte de uma visão que ele teve sobre a restauração do templo em Jerusalém.
A oferta pelo pecado era um tipo de sacrifício que era oferecido para expiar os pecados do povo.
O sangue da oferta era colocado nos batentes do templo e do altar como um símbolo da expiação dos pecados do povo.
A saliência superior do altar era uma parte elevada do altar onde os sacrifícios eram queimados.
O pátio interno era a área dentro do templo onde os sacerdotes realizavam os rituais sagrados.
O propósito desse ritual era purificar o templo e expiar os pecados do povo.
Esse ritual não é praticado hoje em dia, já que o templo em Jerusalém foi destruído em 70 d.C.
O sangue tem um significado simbólico importante na cultura judaica, representando a vida e a expiação dos pecados.
Um sacerdote na religião judaica é um líder religioso que é responsável por realizar os rituais sagrados e interpretar as leis religiosas.
O templo na religião judaica era um local sagrado onde os sacrifícios eram oferecidos e onde Deus era adorado. O templo em Jerusalém foi destruído duas vezes, e hoje em dia não existe mais.
Explicação de Ezequiel 45:19
A cerimônia de purificação do templo e do altar
Na tradição judaica, o templo era o lugar mais sagrado da religião, onde os sacerdotes realizavam os rituais e sacrifícios em honra a Deus. Ezequiel, um dos profetas do Antigo Testamento, descreve em seu livro uma cerimônia de purificação do templo e do altar que deveria ser realizada após a reconstrução do templo de Jerusalém, que havia sido destruído pelos babilônios.
Segundo Ezequiel, o sacerdote deveria apanhar um pouco do sangue da oferta pelo pecado e colocá-lo nos batentes do templo, nos quatro cantos da saliência superior do altar e nos batentes do pátio interno. Essa era uma forma de purificar o templo e o altar, que haviam sido profanados pelos pecados do povo.
A oferta pelo pecado era um sacrifício que os judeus ofereciam a Deus para expiar seus pecados. O sangue da oferta era considerado sagrado e tinha o poder de purificar as impurezas do templo e do altar. Ao colocar o sangue nos batentes do templo e do altar, o sacerdote estava simbolizando a purificação desses lugares e a restauração da santidade de Deus.
A cerimônia descrita por Ezequiel era uma forma de restaurar a relação entre Deus e o povo de Israel, que havia se afastado dos caminhos do Senhor e se entregado à idolatria e à imoralidade. A purificação do templo e do altar era um sinal de que o povo estava se arrependendo de seus pecados e voltando para Deus.
Além da purificação do templo e do altar, Ezequiel também descreve outras cerimônias e rituais que deveriam ser realizados para restaurar a santidade do templo. Ele fala da oferta de sacrifícios pelo pecado, da oferta de sacrifícios de paz, da oferta de cereais e da oferta de vinho. Todos esses rituais eram uma forma de honrar a Deus e de se reconciliar com Ele.
Embora a cerimônia descrita por Ezequiel seja específica para o templo de Jerusalém, ela tem um significado mais amplo para os cristãos. O sangue da oferta pelo pecado é um símbolo do sangue de Jesus Cristo, que foi derramado na cruz para expiar os pecados da humanidade. Assim como o sangue da oferta purificava o templo e o altar, o sangue de Jesus purifica os corações dos que creem nele e os reconcilia com Deus.
Em resumo, a referência bíblica de Ezequiel 45:19 descreve uma cerimônia de purificação do templo e do altar que deveria ser realizada após a reconstrução do templo de Jerusalém. Essa cerimônia era uma forma de restaurar a santidade do templo e de se reconciliar com Deus. Para os cristãos, o sangue da oferta pelo pecado é um símbolo do sangue de Jesus Cristo, que purifica os corações e os reconcilia com Deus.
Versões
O sacerdote pegará um pouco do sangue e o porá nos batentes do templo, nos quatro cantos da borda do altar e nos batentes do portão do átrio interior.
O sacerdote pegará uma parte do sangue do animal apresentado como oferta para tirar pecados e porá esse sangue nos batentes da porta do Templo, nas quatro pontas do altar e nos batentes dos portões do pátio de dentro.