Ezequiel 38:6
Gômer com todas as suas tropas, e Bete-Togarma, do extremo norte com todas as suas tropas; muitas nações com você.
Significado de Ezequiel 38:6
Gômer é um antigo povo mencionado na Bíblia, provavelmente localizado na região da atual Turquia.
"Todas as suas tropas" se refere a todos os soldados e guerreiros que Gômer tem disponíveis para lutar.
Bete-Togarma é outra nação mencionada na Bíblia, também localizada na região da atual Turquia.
"Do extremo norte" indica que Bete-Togarma está localizada no extremo norte da região mencionada na passagem.
Há duas nações mencionadas: Gômer e Bete-Togarma.
Essa passagem faz parte de uma profecia de Ezequiel sobre uma grande batalha que ocorrerá no futuro.
De acordo com a profecia, essas nações se unirão para lutar contra Israel, mas serão derrotadas por Deus.
Essa passagem é importante porque faz parte de uma profecia que muitos acreditam que ainda não se cumpriu.
Essa passagem se relaciona com outras profecias bíblicas que falam sobre uma grande batalha que ocorrerá no futuro e sobre a proteção divina de Israel.
Explicação de Ezequiel 38:6
A profecia sobre a invasão do norte
Em Ezequiel 38:6, há uma profecia sobre uma grande invasão vinda do norte, liderada por Gômer e Bete-Togarma, acompanhados por muitas nações. Essa passagem bíblica tem sido objeto de muitas interpretações ao longo dos séculos, mas a maioria dos estudiosos concorda que se refere a um evento futuro, que ainda não ocorreu.
Segundo a tradição judaica, Gômer era o filho mais velho de Jafé, um dos filhos de Noé. Ele teria se estabelecido na região que hoje é a Turquia, e seus descendentes teriam formado uma das tribos que habitavam a região na época de Ezequiel. Bete-Togarma, por sua vez, seria uma cidade ou região situada ao norte da Turquia, possivelmente na Rússia ou nos países do Cáucaso.
De acordo com a profecia de Ezequiel, essas duas nações, juntamente com outras que se juntariam a elas, invadiriam a terra de Israel no futuro. A passagem descreve uma grande multidão de soldados, cavalos e carros de guerra, que se moveriam como uma tempestade sobre a terra. A invasão seria tão grande que as nações vizinhas ficariam pasmas e temerosas diante dela.
Muitos estudiosos acreditam que essa profecia se refere a um evento que ainda não ocorreu, mas que pode estar relacionado com o fim dos tempos. Alguns interpretam a invasão como sendo liderada pela Rússia, que teria como objetivo conquistar a região do Oriente Médio e estabelecer um novo império. Outros acreditam que a invasão pode ser liderada por uma coalizão de nações islâmicas, que desejam destruir Israel e estabelecer um califado mundial.
Independentemente da interpretação, a profecia de Ezequiel 38:6 continua a ser objeto de estudo e reflexão por parte de muitos cristãos e judeus. Para alguns, ela é um sinal do fim dos tempos e do retorno de Jesus Cristo. Para outros, é uma advertência sobre a necessidade de permanecer vigilante e fiel a Deus, mesmo em meio às dificuldades e perseguições.
Versões
Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do lado do Norte, e todas as suas tropas, muitos povos com você."
Todas as tropas das terras de Gomer e de Bete Togarma, que ficam no Norte, estão com ele, e também soldados de muitas outras nações.