Ezequiel 36:2

2

Assim diz o Soberano Senhor: O inimigo disse a respeito de vocês: "Ah! Ah! As antigas elevações se tornaram nossas" ’.

Ezequiel 36:2

Significado de Ezequiel 36:2

O inimigo mencionado na passagem não é especificado, mas pode ser interpretado como uma força inimiga que está ameaçando o povo de Deus.

As antigas elevações se referem a lugares sagrados que foram tomados pelo inimigo.

"Ah! Ah!" é uma expressão de triunfo e alegria do inimigo por ter conquistado as antigas elevações.

"Se tornaram nossas" significa que o inimigo agora tem controle sobre esses lugares sagrados.

O Soberano Senhor é uma referência a Deus.

A passagem foi escrita durante o exílio babilônico, quando o povo de Deus estava sofrendo e sendo oprimido pelos inimigos.

A passagem mostra que Deus é capaz de restaurar o que foi perdido e derrotar os inimigos de seu povo.

A passagem se relaciona com outras partes da Bíblia que falam sobre a restauração de Israel e a derrota dos inimigos de Deus.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando que Deus é capaz de restaurar o que foi perdido e derrotar nossos inimigos espirituais.

A passagem nos ensina que Deus é poderoso e fiel em proteger e restaurar seu povo.

Explicação de Ezequiel 36:2

A história por trás da citação sobre as antigas elevações

Em um passado distante, a terra de Israel era conhecida por suas montanhas e colinas majestosas, que se estendiam por toda a sua extensão. Essas elevações eram consideradas sagradas pelos hebreus, que as utilizavam para adoração e sacrifícios a Deus. Porém, em um momento de fraqueza, o povo de Israel se afastou dos caminhos de Deus e passou a adorar outros deuses. Isso atraiu a ira divina, que permitiu que os inimigos invadissem a terra e destruíssem as antigas elevações.

Foi nesse contexto que surgiu a referência bíblica de Ezequiel 36:2. O profeta Ezequiel foi enviado por Deus para transmitir uma mensagem de esperança ao povo de Israel, que se encontrava em cativeiro na Babilônia. Ele profetizou que Deus restauraria a terra de Israel e que as antigas elevações seriam reconstruídas. Porém, os inimigos que haviam invadido a terra zombavam do povo de Israel, dizendo que as elevações agora pertenciam a eles.

Foi então que Deus falou com Ezequiel, dizendo-lhe para transmitir uma mensagem aos inimigos. Ele deveria dizer que as antigas elevações não pertenciam a eles, mas sim a Deus. E que, em breve, o povo de Israel voltaria para a sua terra e reconstruiria as elevações sagradas. A mensagem era clara: Deus não havia abandonado o seu povo e estava disposto a restaurar tudo o que havia sido perdido.

Essa mensagem de esperança foi muito importante para o povo de Israel, que se encontrava em um momento de grande desespero. Ezequiel foi um instrumento de Deus para transmitir a sua mensagem de amor e restauração. A referência bíblica de Ezequiel 36:2 se tornou um símbolo da fidelidade de Deus para com o seu povo, mesmo em momentos de fraqueza e desobediência.

Hoje em dia, a mensagem de Ezequiel continua a inspirar muitas pessoas ao redor do mundo. Ela nos lembra que Deus é um Deus de amor e misericórdia, que está sempre disposto a nos perdoar e nos restaurar. E que, mesmo quando tudo parece perdido, podemos confiar na sua fidelidade e no seu amor por nós.

Versões

Bíblia NAA
2

Assim diz o Senhor Deus: "Os inimigos disseram a respeito de vocês: ‘Bem feito!’, e também: ‘Os eternos lugares altos são nossa herança.’"

Bíblia NTLH
2

o Senhor Deus, tenho para elas: “Os inimigos de Israel zombaram de vocês e disseram: Aquelas velhas montanhas são nossas!”