Ezequiel 33:14

14

E, se você disser ao ímpio: ‘Certamente você morrerá’, mas ele se desviar do seu pecado e fizer o que é justo e certo;

Ezequiel 33:14

Significado de Ezequiel 33:14

"Ímpio" se refere a uma pessoa que vive em desobediência a Deus e aos seus mandamentos.

Para que o ímpio não morra, ele precisa se arrepender do seu pecado e começar a viver uma vida justa e correta.

O ímpio pode se desviar do seu pecado confessando-o a Deus, pedindo perdão e mudando seu comportamento.

"Justo e certo" se refere a viver de acordo com os mandamentos de Deus e fazer o que é moralmente correto.

Se o ímpio não se desviar do seu pecado, ele morrerá espiritualmente e será separado de Deus.

O papel do profeta é alertar o ímpio sobre as consequências do seu pecado e incentivar a mudança de comportamento.

Se o profeta não avisar o ímpio, ele será responsável pela morte espiritual do ímpio.

Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus nos chama a viver uma vida justa e correta e a nos arrependermos quando pecamos.

Esse versículo nos ensina que Deus é misericordioso e está disposto a perdoar aqueles que se arrependem e mudam seu comportamento.

Podemos compartilhar essa mensagem com os outros, incentivando-os a se arrependerem de seus pecados e a viverem uma vida justa e correta diante de Deus.

Explicação de Ezequiel 33:14

A história de um alerta que pode salvar vidas

Em Ezequiel 33:14, há uma mensagem que pode mudar a vida de muitas pessoas. Ela começa com um alerta: "E, se você disser ao ímpio: ‘Certamente você morrerá’". Essa é uma referência aos profetas de Deus que, na época, alertavam o povo sobre os seus pecados e as consequências que viriam caso não se arrependessem.

O versículo continua dizendo que, se o ímpio se desviar do seu pecado e fizer o que é justo e certo, ele não morrerá. Essa é uma mensagem de esperança e de salvação, que mostra que ainda há tempo para mudar e para se reconciliar com Deus.

A história por trás desse versículo é a história de um Deus que ama a humanidade e que deseja que todos sejam salvos. É a história de um Deus que envia profetas para alertar o povo sobre os seus pecados e para mostrar o caminho da salvação.

No contexto bíblico, Ezequiel era um profeta que foi chamado por Deus para alertar o povo de Israel sobre a sua infidelidade e os seus pecados. Ele foi enviado para anunciar a destruição de Jerusalém e a deportação do povo para a Babilônia, como consequência da sua rebeldia contra Deus.

Ezequiel pregava a mensagem de que o povo precisava se arrepender e se voltar para Deus, para evitar a destruição iminente. Ele alertava sobre as consequências dos pecados e incentivava o povo a buscar a justiça e a retidão.

O versículo em questão é uma mensagem de esperança que Ezequiel pregava para o povo. Ele mostrava que ainda havia tempo para mudar e para se reconciliar com Deus. Ele incentivava o povo a se desviar dos seus pecados e a fazer o que é justo e certo, para que pudessem ser salvos.

Essa mensagem não se limita apenas ao contexto bíblico. Ela é uma mensagem atemporal que pode ser aplicada a todas as pessoas em todas as épocas. Ela nos lembra que ainda há tempo para mudar e para se reconciliar com Deus. Ela nos mostra que, mesmo que tenhamos errado no passado, ainda podemos fazer o que é certo e ser salvos.

Em resumo, Ezequiel 33:14 é uma mensagem de esperança e de salvação que mostra que ainda há tempo para mudar e para se reconciliar com Deus. É uma mensagem que nos lembra que, mesmo que tenhamos errado no passado, ainda podemos fazer o que é certo e ser salvos. É uma mensagem que pode mudar a vida de muitas pessoas, se elas estiverem dispostas a ouvir e a agir.

Versões

Bíblia NAA
14

E, quando eu disser ao ímpio que certamente morrerá, e ele se converter do seu pecado, fizer o que é justo e reto,

Bíblia NTLH
14

Se eu avisar um homem mau, dizendo que vai morrer, e se ele parar de pecar e fizer o que é bom e correto —