Ezequiel 28:15

15

Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.

Significado do Versículo

O "você" mencionado neste versículo se refere ao rei de Tiro, que é descrito como um tipo de Satanás.

"Inculpável em seus caminhos" significa que a pessoa em questão não tinha culpa ou pecado em sua vida até um certo ponto.

Deus é o criador da pessoa mencionada neste versículo.

A "maldade" mencionada neste versículo se refere ao pecado e à rebelião contra Deus.

Este versículo se refere ao fato de que a pessoa em questão tinha uma vida sem pecado até um certo ponto, mas depois escolheu se rebelar contra Deus.

O contexto deste versículo é uma profecia contra o rei de Tiro, que se orgulhava de sua riqueza e poder.

Este versículo se refere a um ser humano, mas também pode ser aplicado a Satanás, que é descrito como um inimigo de Deus.

Este versículo é frequentemente associado à queda de Satanás, que também era um ser inculpável até que escolheu se rebelar contra Deus.

Este versículo destaca a importância do livre-arbítrio e da escolha pessoal na vida espiritual.

A aplicação prática deste versículo para a vida cristã é a importância de permanecer fiel a Deus e evitar a tentação do pecado e da rebelião.

Explicação de Ezequiel 28:15

A queda do ser perfeito criado por Deus

Houve um tempo em que o universo era perfeito e harmonioso. Deus criou seres celestiais, anjos, para ajudá-lo a governar o universo. Um desses anjos era especial, um querubim ungido, o mais belo e sábio de todos. Ele era perfeito em todos os seus caminhos, desde o dia em que foi criado. Seu nome era Lúcifer, que significa "portador da luz".

Lúcifer era o líder dos anjos, um ser de grande poder e influência. Mas, em algum momento, ele começou a se orgulhar de sua beleza e sabedoria, e começou a desejar ser adorado como Deus. Ele se rebelou contra seu Criador, convencendo um terço dos anjos a se juntar a ele em sua rebelião.

Deus, em sua justiça, expulsou Lúcifer e seus seguidores do céu. Eles se tornaram demônios, condenados a vagar pela terra e pelo inferno. Mas Deus não deixou Lúcifer sem punição. Ele disse: "Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você." Lúcifer, agora conhecido como Satanás, havia se corrompido com o pecado da soberba e da rebelião.

A história de Lúcifer é uma lição para todos nós. Ele era um ser perfeito, criado por Deus, mas sua escolha de se rebelar contra seu Criador o levou à queda. A Bíblia nos ensina que a soberba vem antes da queda, e que devemos sempre nos humilhar diante de Deus e obedecer aos seus mandamentos.

O versículo de Ezequiel 28:15 é uma referência à queda de Lúcifer, mas também é uma advertência para todos nós. Devemos nos esforçar para ser inculpáveis em nossos caminhos, seguindo os mandamentos de Deus e evitando o pecado da soberba. Se nos mantivermos fiéis a Deus, ele nos manterá firmes em nossos caminhos e nos protegerá da queda.

Versões

15

Você era perfeito nos seus caminhos, desde o dia em que foi criado até que se achou iniquidade em você.

15

A sua conduta foi perfeita desde o dia em que foi criado, até que você começou a fazer o mal.