Ezequiel 25:16

16

assim diz o Soberano Senhor: estou a ponto de estender meu braço contra os filisteus. Eliminarei os queretitas e destruirei os que restarem no litoral.

Significado do Versículo

Os filisteus eram um povo antigo que habitava a região costeira da Palestina. Os queretitas eram uma tribo que vivia na mesma região.

Deus está estendendo seu braço contra eles como uma forma de punição por seus pecados e transgressões.

"Eliminar" e "destruir" significam que Deus vai acabar com a existência desses povos e tribos.

O litoral mencionado provavelmente se refere à região costeira da Palestina, onde os filisteus e queretitas viviam.

Deus escolheu Ezequiel para transmitir essa mensagem porque ele era um profeta que vivia na época em que os filisteus e queretitas estavam em conflito com o povo de Israel.

Essa profecia já se cumpriu historicamente, mas também pode ter um significado simbólico e espiritual que se aplica a todas as épocas.

Essa passagem se relaciona com outras profecias bíblicas que falam sobre a justiça e o juízo de Deus sobre os povos que se rebelam contra ele.

A mensagem principal que podemos tirar dessa passagem é que Deus é justo e não tolera o pecado. Ele pune os que se rebelam contra ele, mas também oferece a oportunidade de arrependimento e salvação.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é justo e que devemos viver de acordo com seus mandamentos. Também podemos nos arrepender de nossos pecados e buscar a salvação em Jesus Cristo.

Explicação de Ezequiel 25:16

A Profecia de Destruição dos Filisteus e Queretitas no Livro de Ezequiel

No Livro de Ezequiel, há uma profecia que fala sobre a destruição dos filisteus e queretitas. Essa profecia é uma das mais conhecidas e temidas da Bíblia. Ela é uma advertência do Soberano Senhor, que está prestes a estender seu braço contra esses povos e eliminar todos os que restarem no litoral.

A história por trás dessa profecia começa com Ezequiel, um profeta que viveu durante o exílio babilônico. Ele foi chamado por Deus para transmitir mensagens aos israelitas que estavam sendo punidos por seus pecados. Ezequiel recebeu muitas visões e revelações divinas, e uma delas foi a profecia contra os filisteus e queretitas.

Os filisteus eram um povo antigo que habitava a região costeira da Palestina. Eles eram conhecidos por sua habilidade em guerra e por sua rivalidade com os israelitas. Os queretitas, por sua vez, eram um grupo de mercenários que se aliaram aos filisteus e se estabeleceram em Gaza. Eles eram temidos por sua crueldade e violência.

De acordo com a profecia de Ezequiel, o Soberano Senhor estava irado com os filisteus e queretitas por causa de seus pecados. Ele prometeu estender seu braço contra eles e eliminar todos os que restassem no litoral. Essa destruição seria um castigo divino pelos seus atos de maldade e desobediência.

A profecia de Ezequiel se cumpriu alguns anos depois, quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu a Palestina e destruiu as cidades dos filisteus e queretitas. Gaza foi uma das cidades que mais sofreu com a invasão, e muitos de seus habitantes foram mortos ou levados como escravos.

Apesar de ter sido uma profecia de julgamento, a mensagem de Ezequiel também trazia uma esperança para o povo de Israel. Ela mostrava que o Soberano Senhor estava no controle de todas as coisas e que puniria os ímpios, mas também protegeria os justos. Essa mensagem de esperança e salvação é uma das principais mensagens do Livro de Ezequiel e continua a inspirar muitas pessoas até hoje.

Em resumo, a profecia de Ezequiel 25:16 é uma advertência divina contra os filisteus e queretitas, que foram punidos por seus pecados. Essa profecia se cumpriu quando Nabucodonosor invadiu a Palestina e destruiu suas cidades. Apesar de ser uma mensagem de julgamento, a profecia também trazia uma mensagem de esperança e salvação para o povo de Israel.

Versões

16

assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estenderei a minha mão contra os filisteus, eliminarei os queretitas e destruirei o resto da costa do mar.

16

Agora, eu estou anunciando que atacarei os filisteus e os queretitas e acabarei com eles. Destruirei todos aqueles que forem deixados vivos na planície da Filisteia.