Ezequiel 24:21

21

Diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Estou a ponto de profanar o meu santuário, a fortaleza de que vocês se orgulham, o prazer dos seus olhos, o objeto da sua afeição. Os filhos e as filhas que vocês deixaram lá, cairão pela espada.

Ezequiel 24:21

Significado de Ezequiel 24:21

O Soberano Senhor está falando nesta passagem bíblica.

Profanar o santuário significa torná-lo impuro ou desonrado.

A fortaleza mencionada é provavelmente o Templo de Jerusalém.

Os filhos e filhas serão mortos como punição pelos pecados do povo de Israel.

Os filhos e filhas mencionados são provavelmente os sacerdotes e levitas que serviam no Templo.

"O prazer dos seus olhos" refere-se ao Templo, que era considerado o lugar mais sagrado pelos israelitas.

Deus está fazendo isso como uma forma de punição pelos pecados do povo de Israel.

O contexto histórico desta passagem é a invasão babilônica de Jerusalém.

Os israelitas provavelmente ficaram chocados e assustados com essa profecia.

Essa passagem bíblica nos ensina que Deus é um Deus justo que pune o pecado, mas também é um Deus misericordioso que oferece perdão e salvação.

Explicação de Ezequiel 24:21

A Profanação do Santuário: A História por Trás de Ezequiel 24:21

No livro de Ezequiel, encontramos uma profecia que abala as estruturas da nação de Israel. O profeta é instruído a dizer ao povo que o Soberano Senhor está prestes a profanar o santuário, a fortaleza que eles tanto se orgulham e amam. O versículo em questão é Ezequiel 24:21, onde o Senhor anuncia que os filhos e filhas que foram deixados no santuário cairão pela espada.

Para entendermos o contexto dessa profecia, precisamos voltar um pouco no tempo. Ezequiel era um sacerdote e profeta que foi levado para o exílio babilônico juntamente com outros judeus. Ele recebeu visões e mensagens do Senhor para serem transmitidas ao povo de Israel, que estava em grande pecado e rebelião contra Deus.

No capítulo 24 de Ezequiel, o Senhor dá uma ordem ao profeta para que ele cozinhe uma panela com água e coloque nela pedaços de carne. Essa cena simboliza a destruição que viria sobre Jerusalém, que seria cercada pelos babilônios e sofreria grande fome e morte. A carne na panela representa o povo de Jerusalém, que seria consumido pela guerra e pela fome.

Nesse contexto, o Senhor anuncia que profanará o santuário, que era o templo em Jerusalém, o lugar mais sagrado para os judeus. Esse santuário era o orgulho do povo, o objeto da sua afeição, mas agora seria profanado pela mão de Deus. Os filhos e filhas que foram deixados lá seriam mortos pela espada, uma referência à guerra que estava por vir.

Essa profecia se cumpriu em 586 a.C., quando os babilônios destruíram Jerusalém e o templo foi incendiado e saqueado. Os filhos e filhas que foram deixados no santuário foram mortos ou levados para o exílio, cumprindo a palavra do Senhor.

Mas essa profecia também tem um significado profundo para nós hoje em dia. O santuário representa o lugar onde Deus habita, o lugar mais sagrado para nós como cristãos. Quando profanamos o santuário, estamos profanando a presença de Deus em nossas vidas. Quando deixamos o pecado e a rebelião tomar conta de nós, estamos deixando nossos filhos e filhas expostos à morte espiritual.

Ezequiel 24:21 é um lembrete para nós de que devemos cuidar do nosso santuário, do nosso relacionamento com Deus. Devemos nos arrepender dos nossos pecados e buscar a santidade em nossas vidas. Somente assim poderemos evitar a profanação do nosso santuário e a morte espiritual dos nossos filhos e filhas.

Versões

Bíblia NAA
21

Diga à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: "Eis que profanarei o meu santuário, do qual vocês tanto se orgulham, que é a delícia dos seus olhos e o desejo do seu coração. Os filhos e as filhas que vocês deixaram para trás cairão à espada.

Bíblia NTLH
21

para dar a vocês, israelitas, esta mensagem: Vocês estão orgulhosos porque o Templo é tão firme. Vocês gostam de olhar para ele e de visitá-lo, porém o Senhor Deus o tornará impuro. Os seus filhos e filhas que ficaram em Jerusalém serão mortos na guerra.