Ezequiel 21:24
"Portanto, assim diz o Soberano Senhor: ‘Visto que vocês trouxeram à lembrança a sua iniqüidade mediante rebelião ostensiva, revelando seus pecados em tudo o que fazem; porque vocês fizeram isso, serão levados prisioneiros.
Significado de Ezequiel 21:24
A mensagem é dirigida aos líderes de Jerusalém.
A iniqüidade refere-se à desobediência e rebeldia contra Deus.
A iniqüidade foi trazida à lembrança através das ações dos líderes.
Rebelião ostensiva significa uma rebelião aberta e clara.
Os pecados foram revelados através das ações dos líderes.
A consequência da iniqüidade é ser levado prisioneiro.
O Soberano Senhor é Deus.
O propósito da mensagem é alertar os líderes sobre as consequências da desobediência a Deus.
A mensagem se relaciona com o contexto histórico do exílio babilônico, quando os líderes de Jerusalém foram levados cativos.
A aplicação prática da mensagem é que devemos obedecer a Deus e evitar a rebeldia e a desobediência, para evitar as consequências do pecado.
Explicação de Ezequiel 21:24
A profecia da punição para a rebelião ostensiva
Há muito tempo, em uma época em que o povo de Judá havia se afastado dos caminhos do Senhor, o profeta Ezequiel recebeu uma mensagem do Soberano Senhor. Ele foi instruído a falar com os líderes do povo, que haviam se rebelado abertamente contra Deus e estavam revelando seus pecados em tudo o que faziam.
Ezequiel alertou-os de que, por causa de sua iniqüidade, eles seriam levados prisioneiros. A punição para a sua rebelião ostensiva seria severa, e eles seriam levados cativos para terras distantes.
Os líderes do povo não levaram a sério as palavras de Ezequiel, e continuaram a viver em desobediência ao Senhor. Mas a profecia de Ezequiel se cumpriu, e em breve o exército babilônico invadiu Judá e levou os líderes do povo como prisioneiros.
Ezequiel continuou a profetizar, avisando o povo de que a punição de Deus não era para destruí-los, mas sim para trazê-los de volta aos caminhos do Senhor. Ele encorajou-os a se arrependerem de seus pecados e a voltarem-se para Deus, para que pudessem ser perdoados e restaurados.
A mensagem de Ezequiel é uma lembrança de que Deus é um Deus de justiça, mas também de misericórdia. Ele deseja que todos os seus filhos voltem para ele e vivam em obediência aos seus mandamentos. Ezequiel nos lembra que, mesmo quando somos rebeldes e desobedientes, Deus ainda nos ama e deseja nos perdoar e nos restaurar.
Hoje, podemos aplicar a mensagem de Ezequiel em nossas próprias vidas. Se estamos vivendo em desobediência a Deus, podemos nos arrepender e voltar para ele, sabendo que ele é um Deus de misericórdia e perdão. Podemos confiar em sua promessa de nos perdoar e nos restaurar, e viver em obediência aos seus mandamentos.
Versões
— Portanto, assim diz o Senhor Deus: "Visto que vocês me fazem lembrar da sua iniquidade, na medida em que as suas transgressões são descobertas e em todas as suas ações aparecem os seus pecados — sim, visto que vocês foram lembrados, serão presos por causa disso."
Isso é o que eu, o Senhor Deus, estou dizendo. Todos podem ver os seus pecados. Todo o mundo sabe o quanto vocês são culpados. Em cada ação que praticam, vocês mostram os seus pecados. Vocês estão condenados, e eu os entregarei aos seus inimigos.