Ezequiel 20:11

11

Eu lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que lhes obedecer viverá por elas.

Ezequiel 20:11

Significado de Ezequiel 20:11

O autor do versículo é o profeta Ezequiel.

O "Eu" no versículo se refere a Deus.

Os decretos e leis mencionados no versículo são os mandamentos e instruções divinas.

Podemos obedecer a esses decretos e leis através da leitura da Bíblia, oração e seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

"Viver por eles" significa seguir esses decretos e leis em nossa vida diária e permitir que eles guiem nossas escolhas e ações.

As consequências de não obedecer a esses decretos e leis podem incluir afastamento de Deus, punição divina e consequências negativas em nossas vidas.

Esses decretos e leis são aplicáveis ​​hoje em dia e ainda são relevantes para a vida cristã.

Esses decretos e leis são importantes para a vida cristã porque nos ajudam a crescer em nossa fé e a nos tornarmos mais semelhantes a Cristo.

Podemos aplicar esses decretos e leis em nossa vida diária através da prática da justiça, amor, bondade e misericórdia.

Podemos ensinar esses decretos e leis aos outros através do exemplo pessoal, compartilhando a Palavra de Deus e discipulado.

Explicação de Ezequiel 20:11

A promessa de vida através da obediência aos decretos divinos

A Bíblia é um livro repleto de ensinamentos e promessas divinas, e uma das passagens mais marcantes é a que se encontra em Ezequiel 20:11. Neste versículo, Deus promete aos seus filhos que, se eles obedecerem aos seus decretos e leis, terão a vida eterna.

A história por trás deste versículo começa com o profeta Ezequiel, que foi chamado por Deus para levar uma mensagem ao povo de Israel. Na época, o povo estava em exílio na Babilônia, e havia se afastado dos caminhos do Senhor. Ezequiel foi enviado para lembrá-los dos mandamentos divinos e da importância de obedecê-los.

Em Ezequiel 20, o profeta faz uma retrospectiva da história de Israel, desde a época em que foram libertados da escravidão no Egito até o momento em que se encontravam em exílio na Babilônia. Ele relembra como, mesmo diante das bênçãos e proteção divinas, o povo se rebelou contra Deus, adorando ídolos e desobedecendo aos seus mandamentos.

Foi então que Deus falou através de Ezequiel, lembrando ao povo que Ele havia lhes dado os seus decretos e leis para que pudessem viver em paz e prosperidade. Ele havia lhes dado a oportunidade de escolher entre a vida e a morte, entre a obediência e a rebelião. E a promessa era clara: aquele que obedecesse aos seus decretos viveria por eles.

Essa promessa não se limitava apenas à vida terrena, mas também à vida eterna. Deus estava oferecendo aos seus filhos a oportunidade de terem uma vida plena e abundante, tanto aqui na Terra quanto na eternidade. Tudo o que eles precisavam fazer era obedecer aos seus mandamentos e confiar em sua fidelidade.

Essa mensagem de Ezequiel é tão relevante hoje quanto foi na época em que foi escrita. Ainda somos chamados a obedecer aos mandamentos divinos e a confiar em sua fidelidade. Ainda temos a oportunidade de escolher entre a vida e a morte, entre a obediência e a rebelião. E a promessa ainda é a mesma: aquele que obedecer aos seus decretos viverá por eles.

Que possamos, como o povo de Israel, escolher a vida e a obediência aos mandamentos divinos. Que possamos confiar na fidelidade de Deus e desfrutar da vida plena e abundante que Ele tem para nós. Que possamos viver por seus decretos e leis, sabendo que essa é a única forma de alcançarmos a vida eterna.

Versões

Bíblia NAA
11

Dei-lhes os meus estatutos e lhes fiz conhecer os meus juízos, pelos quais o ser humano viverá, se os cumprir.

Bíblia NTLH
11

Eu lhes dei os meus mandamentos e lhes ensinei as minhas leis , que dão vida a quem os cumprir.