Ezequiel 13:2
"Filho do homem, profetize contra os profetas de Israel que estão profetizando agora. Diga àqueles que estão profetizando pela sua própria imaginação: ‘Ouçam a palavra do Senhor!
Significado de Ezequiel 13:2
"Filho do homem" é uma expressão usada em muitas passagens bíblicas para se referir a um profeta ou mensageiro de Deus.
Os profetas de Israel mencionados são aqueles que estão profetizando pela sua própria imaginação, ou seja, não estão recebendo uma mensagem verdadeira de Deus.
Profetizar pela própria imaginação significa inventar ou criar uma mensagem em vez de receber uma mensagem verdadeira de Deus.
Deus está pedindo para o "Filho do homem" profetizar contra esses profetas para alertá-los de sua falsa mensagem e para trazê-los de volta à verdadeira palavra de Deus.
A mensagem que Deus quer que esses profetas ouçam é "Ouçam a palavra do Senhor!"
Deus está zangado com esses profetas porque eles estão enganando o povo de Israel com suas falsas mensagens.
Se esses profetas não ouvirem a palavra do Senhor, eles serão punidos por Deus por enganar o povo de Israel.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de ouvir a palavra de Deus em vez de confiar em nossa própria imaginação ou nas mensagens falsas de outros.
É importante ouvir a palavra de Deus porque é a única fonte de verdade e sabedoria.
Podemos discernir entre a verdadeira palavra de Deus e as falsas profecias examinando se a mensagem está de acordo com as Escrituras e se está alinhada com o caráter de Deus.
Explicação de Ezequiel 13:2
O julgamento divino contra os falsos profetas de Israel
Ezequiel recebeu uma mensagem do Senhor para profetizar contra os profetas de Israel que estavam enganando o povo com suas falsas visões e palavras. Eles estavam profetizando de acordo com suas próprias imaginações e não conforme a vontade de Deus. Ezequiel deveria alertá-los de que estavam agindo em vão e que seriam julgados por suas mentiras.
A história começa com Ezequiel sendo chamado por Deus para ser um profeta em meio ao exílio babilônico. Ele recebeu visões e mensagens do Senhor para transmitir ao povo de Israel, tanto aos que estavam no exílio quanto aos que ainda estavam em Jerusalém. Ezequiel era um profeta fiel e obediente, que não hesitava em transmitir as palavras de Deus, mesmo que fossem duras e impopulares.
No capítulo 13 do livro de Ezequiel, o Senhor ordena que ele profetize contra os falsos profetas de Israel. Esses homens estavam enganando o povo com suas falsas visões e palavras, prometendo paz e prosperidade quando na verdade a nação estava prestes a ser destruída pelos babilônios. Eles estavam profetizando de acordo com suas próprias imaginações, sem buscar a vontade de Deus.
Ezequiel deveria alertá-los de que estavam agindo em vão e que seriam julgados por suas mentiras. Ele deveria dizer-lhes que o Senhor não havia falado com eles e que suas visões eram falsas. Eles estavam enganando o povo e levando-os para longe da verdadeira palavra de Deus.
O Senhor diz a Ezequiel que esses falsos profetas são como raposas que constroem suas tocas em ruínas, ou seja, eles estão se aproveitando da destruição de Israel para promover suas próprias mentiras. Eles estão construindo suas próprias tocas, suas próprias visões, em vez de seguir a palavra de Deus.
Ezequiel deveria alertar o povo de Israel sobre esses falsos profetas e incentivá-los a buscar a verdadeira palavra de Deus. Ele deveria dizer-lhes que o Senhor estava prestes a julgar esses falsos profetas e que eles seriam punidos por suas mentiras.
A mensagem de Ezequiel é clara: Deus não tolera a mentira e a falsidade. Ele deseja que seu povo busque a verdade e siga sua palavra. Os falsos profetas de Israel estavam enganando o povo e levando-os para longe da verdadeira palavra de Deus. Ezequiel foi chamado para alertá-los e incentivá-los a buscar a verdade.
Versões
— Filho do homem, profetize contra os profetas de Israel. A esses que profetizam o que lhes vem do coração, diga que ouçam a palavra do Senhor .
— Homem mortal , fale contra os profetas de Israel que inventam as suas próprias profecias . Diga-lhes que escutem a palavra do Senhor .