Êxodo 9:19

19

Agora, mande recolher os seus rebanhos e tudo o que você tem nos campos. Todos os homens e animais que estiverem nos campos, que não tiverem sido abrigados, serão atingidos pelo granizo e morrerão".

Êxodo 9:19

Significado de Êxodo 9:19

Deus enviou granizo como praga para mostrar seu poder e julgar os egípcios por sua desobediência.

Deus não matou animais inocentes, mas sim os animais que pertenciam aos egípcios, que eram usados para oprimir os israelitas.

Deus não matou homens inocentes, mas sim os egípcios que se recusaram a obedecer a Deus e libertar os israelitas.

Os egípcios poderiam ter se protegido da praga se tivessem obedecido a Deus e libertado os israelitas.

Deus poupou os inocentes que obedeceram a ele e se refugiaram em suas casas.

Deus não poupou os animais porque eles eram usados para oprimir os israelitas.

Deus não poupou as plantações porque elas eram usadas para alimentar os egípcios que oprimiam os israelitas.

Deus não poupou as casas dos egípcios que se recusaram a obedecer a ele e libertar os israelitas.

Deus poupou as crianças inocentes que obedeceram a ele e se refugiaram em suas casas.

Deus poupou os idosos inocentes que obedeceram a ele e se refugiaram em suas casas.

Explicação de Êxodo 9:19

A ordem divina para salvar vidas e rebanhos

Em um momento de grande aflição, uma ordem divina foi dada a Moisés para que pudesse salvar a vida de muitos homens e animais que estavam em risco. A mensagem era clara: recolher todos os rebanhos e tudo o que havia nos campos, pois um grande granizo estava prestes a cair e aqueles que não estivessem abrigados seriam atingidos e morreriam.

Essa ordem foi dada durante a décima praga do Egito, quando Deus enviou uma tempestade de granizo que destruiu tudo o que havia nos campos, exceto o que havia sido recolhido. Essa praga foi uma das mais devastadoras, pois além de matar muitos animais, também destruiu plantações e casas.

A história começa quando Moisés, enviado por Deus, pede ao faraó que liberte o povo hebreu da escravidão no Egito. O faraó se recusa e Deus começa a enviar uma série de pragas para convencê-lo a libertar o povo. A décima praga foi a mais grave de todas, pois atingiu diretamente a economia do Egito, que dependia da agricultura e da criação de animais.

Deus, em sua sabedoria, avisou a Moisés sobre a tempestade de granizo e deu a ele a ordem para que avisasse ao povo hebreu para recolher seus rebanhos e tudo o que havia nos campos. Moisés, então, avisou ao faraó sobre a praga que estava por vir e pediu que ele libertasse o povo, mas o faraó se recusou novamente.

Assim, a tempestade de granizo caiu sobre o Egito, destruindo tudo o que havia nos campos. No entanto, os hebreus que seguiram a ordem de Deus e recolheram seus rebanhos e tudo o que havia nos campos, foram poupados da morte e da destruição.

Essa história é um exemplo de como a obediência a Deus pode salvar vidas e como a desobediência pode levar à destruição. Além disso, mostra como Deus é misericordioso ao dar avisos e oportunidades para que as pessoas se salvem.

Hoje em dia, podemos aplicar essa história em nossas vidas, lembrando-nos de que devemos sempre seguir a vontade de Deus e obedecer às suas ordens, mesmo que não entendamos completamente o motivo. Também devemos lembrar que Deus é misericordioso e sempre nos dá oportunidades para nos salvarmos, mas cabe a nós aproveitá-las.

Versões

Bíblia NAA
19

Agora, pois, mande recolher o seu gado e tudo o que você tem no campo. Todas as pessoas e os animais que estiverem no campo e não forem levados para casa morrerão ao cair sobre eles a chuva de pedras."

Bíblia NTLH
19

Portanto, agora mande recolher o seu gado e tudo o que você tem no campo. Se as pessoas e os animais que estiverem no campo não forem para casa, quando cair a chuva de pedra, todos eles morrerão.”