Êxodo 6:8

8

E os farei entrar na terra que, com mão levantada, jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu a darei a vocês como propriedade. Eu sou o Senhor".

Significado do Versículo

O autor da passagem bíblica Êxodo 6:8 é Deus.

A promessa que Deus fez a Abraão, Isaque e Jacó foi de dar a eles e seus descendentes a terra de Canaã como herança.

Deus prometeu dar a terra aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó por meio de uma aliança.

Levantar a mão era uma forma de fazer um juramento solene na cultura do Antigo Oriente Médio.

A expressão "propriedade" na passagem bíblica significa que a terra seria uma herança permanente para os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó.

A promessa de Deus era uma fonte de esperança e encorajamento para os israelitas, que estavam sofrendo como escravos no Egito.

A promessa de Deus se relaciona com a história do povo de Israel porque eles foram os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó que receberam a terra prometida.

Abraão, Isaque e Jacó são considerados os patriarcas do povo de Israel e são importantes figuras na história bíblica.

A promessa de Deus se relaciona com a fé cristã porque Jesus Cristo é considerado o descendente de Abraão que cumpriu a promessa de Deus de abençoar todas as nações por meio de sua descendência.

A promessa de Deus revela seu caráter fiel e amoroso, que mantém suas promessas e cuida de seu povo.

Explicação de Êxodo 6:8

A promessa divina de uma terra para Abraão, Isaque e Jacó

O versículo em questão é uma promessa divina feita a Moisés para o povo de Israel, que estava em escravidão no Egito. Deus prometeu que os faria entrar na terra que havia jurado dar a Abraão, Isaque e Jacó, e que essa terra seria dada a eles como propriedade.

A história começa com Abraão, que foi chamado por Deus para deixar sua terra natal e ir para uma terra que Deus lhe mostraria. Abraão obedeceu e, ao longo de sua vida, Deus fez várias promessas a ele, incluindo a promessa de que sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu e que essa descendência herdaria a terra em que ele estava vivendo como estrangeiro.

Essa promessa foi passada para Isaque e, posteriormente, para Jacó, que teve doze filhos, que se tornaram as doze tribos de Israel. No entanto, essas tribos acabaram sendo escravizadas no Egito por muitos anos, até que Deus chamou Moisés para liderá-los para fora do Egito e para a terra que havia prometido a seus antepassados.

No caminho para a terra prometida, o povo de Israel enfrentou muitos desafios, incluindo a fome, a sede e a oposição de outros povos. Mas Deus os guiou e protegeu, realizando milagres para mostrar seu poder e sua fidelidade.

Finalmente, eles chegaram à fronteira da terra prometida, mas ficaram com medo dos gigantes que habitavam a terra e se recusaram a entrar. Deus ficou irado com sua falta de fé e prometeu que nenhum daqueles que haviam saído do Egito entraria na terra prometida, exceto Josué e Calebe, que haviam demonstrado confiança em Deus.

No entanto, Deus não abandonou seu povo. Ele os guiou pelo deserto por mais quarenta anos, até que uma nova geração cresceu, que estava pronta para entrar na terra prometida. Foi nesse momento que Deus fez a promessa a Moisés, de que os faria entrar na terra que havia jurado dar a Abraão, Isaque e Jacó.

Essa promessa foi cumprida quando Josué liderou o povo de Israel na conquista da terra prometida, que se tornou sua herança. E essa promessa continua a ser uma fonte de esperança e encorajamento para os cristãos hoje, que acreditam que Deus é fiel em suas promessas e que um dia nos dará uma herança eterna no céu.

Versões

8

Eu os levarei para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; darei essa terra a vocês como herança. Eu sou o Senhor ."

8

Eu os levarei para a terra que jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. E eu darei essa terra para ser propriedade de vocês. Eu sou o Senhor .”