Êxodo 37:16
E de ouro puro fez os utensílios para a mesa: seus pratos e recipientes para incenso, tigelas e as bacias nas quais se derramam as ofertas de bebidas.
Significado de Êxodo 37:16
Bezalel, filho de Uri, da tribo de Judá, fez os utensílios de ouro mencionados nesta passagem.
Os utensílios foram feitos para serem usados na mesa da presença do Senhor, que ficava no Tabernáculo.
Os pratos mencionados eram pratos de ouro puro usados para servir pão na mesa da presença do Senhor.
Os recipientes para incenso eram pequenos recipientes de ouro puro usados para queimar incenso na mesa da presença do Senhor.
As tigelas mencionadas eram tigelas de ouro puro usadas para servir vinho na mesa da presença do Senhor.
As bacias nas quais se derramam as ofertas de bebidas eram bacias de ouro puro usadas para coletar o vinho derramado durante as ofertas de bebidas na mesa da presença do Senhor.
Os utensílios eram feitos de ouro puro porque o ouro era considerado um material precioso e adequado para ser usado na presença do Senhor.
Os utensílios eram importantes na cultura judaica porque eram usados para servir a Deus e simbolizavam a importância da presença de Deus na vida do povo.
Esses utensílios não são mais usados hoje em dia.
A mensagem espiritual que podemos extrair desta passagem é a importância de servir a Deus com o melhor que temos e de reconhecer a presença de Deus em nossas vidas.
Explicação de Êxodo 37:16
A história da criação dos utensílios de ouro para a mesa sagrada
Na construção do Tabernáculo, o lugar onde Deus habitaria entre o povo de Israel, cada detalhe foi minuciosamente planejado. E dentre as peças mais importantes estava a mesa sagrada, onde seriam colocados os pães da proposição, que representavam a presença de Deus no meio do povo. E para essa mesa, foram feitos utensílios de ouro puro, que seriam usados para servir os pães e também para oferecer incenso e bebidas durante as cerimônias.
O artesão responsável por criar esses utensílios foi Bezalel, um homem cheio de sabedoria e habilidade, escolhido por Deus para liderar a construção do Tabernáculo. Ele recebeu a orientação divina e colocou todo o seu talento na confecção dessas peças, que seriam usadas para honrar a presença de Deus.
Bezalel trabalhou com muito cuidado e precisão, seguindo as medidas exatas que foram estabelecidas por Deus. Ele moldou os pratos, recipientes para incenso, tigelas e bacias com maestria, dando a cada peça um acabamento perfeito. E tudo isso foi feito com o mais puro ouro, que foi derretido e moldado até se transformar nos utensílios sagrados.
Quando tudo estava pronto, Bezalel entregou as peças ao sacerdote Aarão, que as colocou sobre a mesa sagrada. E a partir daquele momento, esses utensílios seriam usados para servir os pães da proposição e para oferecer incenso e bebidas durante as cerimônias religiosas.
Essa história nos ensina que Deus se preocupa com cada detalhe da nossa vida e que Ele deseja que sejamos cuidadosos e precisos em tudo o que fazemos. Assim como Bezalel, devemos colocar todo o nosso talento e habilidade no serviço do Senhor, honrando a Sua presença em nossas vidas. E quando fazemos isso, somos abençoados e podemos experimentar a Sua graça e o Seu amor em nossa vida.
Versões
Também fez de ouro puro os utensílios que deveriam estar sobre a mesa: os seus pratos, os seus recipientes para incenso, as suas jarras e as suas taças em que seriam oferecidas as libações.
Fez também de ouro puro as vasilhas para a mesa, isto é, os pratos, os copos, as taças e as jarras que eram usados para as ofertas de vinho.