Êxodo 34:15
"Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios
Significado de Êxodo 34:15
Êxodo 34:15 foi escrito durante o período em que os israelitas estavam no deserto, após terem sido libertados da escravidão no Egito.
Os habitantes da terra mencionados nesta passagem são os povos que já viviam na região de Canaã, para onde os israelitas estavam indo.
"Se prostituírem" neste contexto se refere à prática da idolatria, ou seja, adorar outros deuses além do Deus verdadeiro.
Na cultura da época, a prostituição era muitas vezes associada aos rituais religiosos, e as pessoas ofereciam sacrifícios aos deuses como parte desses rituais.
Deus adverte o povo para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra porque ele sabia que eles seriam tentados a seguir os costumes e práticas religiosas desses povos, o que poderia levar à idolatria.
"Comer dos seus sacrifícios" significa participar dos rituais religiosos dos habitantes da terra e aceitar seus deuses como verdadeiros.
O perigo de comer dos sacrifícios oferecidos pelos habitantes da terra é que isso poderia levar à idolatria e afastar as pessoas do verdadeiro Deus.
Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a idolatria, como Êxodo 20:3-5 e Deuteronômio 6:14-15.
A mensagem principal que podemos extrair dessa passagem é que devemos ser cuidadosos em relação às influências que nos cercam e não nos deixar levar por práticas religiosas que não honram a Deus.
Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, sendo cuidadosos em relação às influências que nos cercam e buscando sempre seguir a Deus e seus mandamentos.
Explicação de Êxodo 34:15
A advertência sobre os perigos da influência estrangeira
Em Êxodo 34:15, encontramos uma advertência sobre os perigos da influência estrangeira. O versículo adverte o povo de Deus a não fazer acordos com os habitantes da terra, pois eles poderiam facilmente ser levados a seguir seus deuses e participar de seus sacrifícios.
A história por trás desse versículo remonta ao tempo em que Moisés liderou o povo de Israel para fora do Egito, em direção à Terra Prometida. No caminho, eles encontraram várias tribos e nações que já habitavam a região. Deus havia prometido a Israel que esta seria a sua terra, mas eles teriam que conquistá-la dos seus habitantes.
Deus sabia que os povos que viviam na terra eram idólatras e praticavam rituais pagãos. Ele também sabia que o povo de Israel era propenso a se desviar da sua adoração exclusiva a Ele e se envolver com outras religiões. Por isso, Deus advertiu o povo a não fazer acordos com os habitantes da terra, pois isso poderia levar à sua corrupção espiritual.
Infelizmente, o povo de Israel não seguiu essa advertência. Eles fizeram acordos com os habitantes da terra, casaram-se com eles e começaram a seguir seus deuses. Isso levou a uma série de desastres espirituais e políticos, culminando na destruição do reino de Israel e no exílio do povo para a Babilônia.
A advertência de Êxodo 34:15 é uma lembrança para nós de que a influência estrangeira pode ser perigosa. Quando nos envolvemos com pessoas que têm valores e crenças diferentes dos nossos, podemos facilmente ser levados a comprometer nossa fé e nossa integridade. Isso não significa que devemos evitar todos os contatos com pessoas de outras culturas ou religiões, mas devemos estar atentos aos perigos da influência estrangeira e procurar manter nossa fidelidade a Deus acima de tudo.
Em resumo, Êxodo 34:15 é uma advertência sobre os perigos da influência estrangeira e a necessidade de manter nossa fidelidade a Deus acima de tudo. A história por trás desse versículo nos lembra que a desobediência a essa advertência pode ter consequências graves e duradouras.
Versões
Não façam aliança com os moradores da terra, para não acontecer que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém os convide, e vocês comam dos seus sacrifícios.
Não façam acordos com os moradores da terra que vai ser de vocês. Nos seus cultos eles adoram deuses pagãos e lhes oferecem sacrifícios . Eles vão convidar vocês para as suas reuniões religiosas, e vocês poderão ficar tentados a comer os alimentos que eles oferecem aos seus deuses.