Êxodo 30:23

23

"Junte as seguintes especiarias: seis quilos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, três quilos de canela, três quilos de cana aromática,

Significado do Versículo

Mirra líquida é uma resina aromática obtida a partir da árvore de mirra.

A mirra líquida é originária da região da Arábia e da África Oriental.

A mirra líquida era usada na antiguidade como perfume, medicamento e em rituais religiosos.

Canela é uma especiaria obtida da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum.

A canela é originária do Sri Lanka e de outras regiões da Ásia.

A canela é usada como tempero em alimentos e bebidas, além de ter propriedades medicinais.

Cana aromática é uma planta aromática da família das gramíneas.

A cana aromática é originária da Índia e de outras regiões da Ásia.

A cana aromática é usada como tempero em alimentos e bebidas, além de ter propriedades medicinais.

Essas especiarias foram usadas na preparação do óleo da unção por serem consideradas preciosas e sagradas na cultura hebraica, além de terem propriedades aromáticas e medicinais.

Explicação de Êxodo 30:23

A mistura de especiarias mais valiosa da história: a receita secreta que encantou o mundo

No livro de Êxodo, capítulo 30, há uma passagem que descreve a receita de uma mistura de especiarias que se tornou lendária ao longo dos séculos. O versículo 23 diz: "Junte as seguintes especiarias: seis quilos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, três quilos de canela, três quilos de cana aromática,". Essa mistura, conhecida como "óleo da unção", era usada pelos sacerdotes do Antigo Testamento para ungir objetos sagrados e consagrar pessoas ao serviço religioso.

A mirra líquida é uma resina aromática obtida de uma árvore que cresce no Oriente Médio e na África. Ela tem um aroma doce e amargo e era muito valorizada na antiguidade por suas propriedades medicinais e perfumadas. A canela, por sua vez, é uma especiaria originária do Sri Lanka, que tem um sabor doce e picante e também era muito apreciada pelos antigos. Já a cana aromática, ou cálamo aromático, é uma planta que cresce em regiões úmidas e tem um aroma forte e doce.

A mistura dessas três especiarias resultava em um óleo perfumado e sagrado, que era usado para ungir o tabernáculo, o altar e os utensílios sagrados do templo de Jerusalém. Também era usado para ungir os sacerdotes e reis de Israel, simbolizando a consagração ao serviço de Deus. O óleo da unção era considerado tão sagrado que sua receita era guardada em segredo pelos sacerdotes e era proibido que qualquer pessoa a fizesse ou usasse para outros fins.

Com o passar dos séculos, a receita do óleo da unção se perdeu e se tornou um mistério para os estudiosos da Bíblia. Mas a fama da mistura de especiarias se espalhou pelo mundo e inspirou muitas lendas e histórias. Alguns acreditavam que o óleo da unção tinha propriedades mágicas e curativas, capazes de curar doenças e afastar o mal. Outros acreditavam que a mistura era um segredo dos alquimistas, capaz de transformar metais em ouro ou prolongar a vida.

Hoje em dia, a mistura de especiarias descrita em Êxodo 30:23 ainda é considerada uma das mais valiosas e misteriosas da história. Seu aroma e suas propriedades ainda são objeto de estudo e pesquisa, e muitas pessoas ainda buscam reproduzir a receita original do óleo da unção. Mas, acima de tudo, a mistura de especiarias é um símbolo da fé e da devoção dos antigos sacerdotes de Israel, que usavam o óleo sagrado para se consagrar ao serviço de Deus.

Versões

23

— Pegue as mais excelentes especiarias: seis quilos de mirra líquida; a metade, a saber, três quilos de cinamomo aromático; três quilos de cálamo aromático;

23

— Escolha as especiarias mais cheirosas para fazer o azeite sagrado de ungir , seguindo a arte dos perfumistas. Em três litros e meio de azeite misture o seguinte: seis quilos de mirra líquida, três quilos de canela, três quilos de cana cheirosa e seis quilos de cássia, tudo pesado de acordo com a tabela oficial.