Êxodo 2:16

16

Ora, o sacerdote de Midiã tinha sete filhas. Elas foram buscar água para encher os bebedouros e dar de beber ao rebanho de seu pai.

Êxodo 2:16

Significado de Êxodo 2:16

O sacerdote de Midiã não é identificado pelo nome na passagem bíblica.

O sacerdote de Midiã tinha sete filhas.

As filhas do sacerdote de Midiã foram buscar água.

As filhas do sacerdote de Midiã foram buscar água para encher os bebedouros e dar de beber ao rebanho de seu pai.

Bebedouros são recipientes que armazenam água para animais beberem.

O propósito dos bebedouros é fornecer água para animais beberem.

Um rebanho é um grupo de animais, geralmente ovelhas ou cabras, criados para produzir lã, leite ou carne.

O rebanho que as filhas do sacerdote de Midiã estavam cuidando era o rebanho de seu pai.

As filhas do sacerdote de Midiã estavam cuidando do rebanho de seu pai provavelmente porque essa era uma tarefa comum para mulheres naquela época e cultura.

A passagem bíblica mostra a importância do trabalho árduo e da responsabilidade das mulheres na cultura antiga, bem como a providência de Deus em trazer Moisés para a família do sacerdote de Midiã.

Explicação de Êxodo 2:16

A história das filhas do sacerdote de Midiã que buscaram água para o rebanho

Na época em que Moisés nasceu, o faraó do Egito havia ordenado que todos os bebês hebreus do sexo masculino fossem mortos. A mãe de Moisés, para salvá-lo, o colocou em um cesto e o deixou à deriva no rio Nilo. O cesto acabou sendo encontrado pela filha do faraó, que o adotou como filho. Moisés cresceu na corte do faraó, mas um dia, ao presenciar um egípcio maltratando um hebreu, acabou matando o egípcio e teve que fugir para Midiã.

Em Midiã, Moisés conheceu as sete filhas do sacerdote Jetro, que estavam buscando água para o rebanho do pai. Moisés ajudou as moças a encher os bebedouros e a dar de beber aos animais. As filhas de Jetro ficaram impressionadas com a bondade e a força de Moisés, e contaram ao pai sobre o estrangeiro que havia as ajudado.

Jetro convidou Moisés para jantar em sua casa, e durante a refeição, Moisés contou sua história e como havia fugido do Egito. Jetro ficou sensibilizado com a história de Moisés e o acolheu em sua casa, oferecendo-lhe trabalho como pastor de suas ovelhas.

Com o tempo, Moisés se casou com uma das filhas de Jetro, chamada Zípora, e teve dois filhos com ela. Anos depois, Deus apareceu a Moisés em uma sarça ardente e o chamou para liderar o povo hebreu na fuga do Egito. Moisés aceitou o chamado de Deus e, com a ajuda de seu irmão Arão, liderou o êxodo dos hebreus do Egito em direção à Terra Prometida.

O versículo em questão, Êxodo 2:16, é apenas um pequeno detalhe na história de Moisés, mas mostra como Deus usou as circunstâncias da vida de Moisés para colocá-lo no caminho certo. Se não tivesse ajudado as filhas de Jetro, talvez Moisés nunca tivesse conhecido Jetro e se casado com Zípora, e talvez nunca tivesse liderado o povo hebreu na fuga do Egito. A história das filhas do sacerdote de Midiã é uma pequena peça no grande quebra-cabeça da história bíblica, mas mostra como Deus trabalha em nossas vidas de maneiras misteriosas e surpreendentes.

Versões

Bíblia NAA
16

O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai.

Bíblia NTLH
16

Quando o rei do Egito soube do que Moisés havia feito, quis matá-lo; porém ele fugiu e foi morar na terra de Midiã. Jetro , o sacerdote de Midiã, tinha sete filhas. Certo dia, quando Moisés estava sentado perto de um poço, elas vieram tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber às ovelhas e às cabras do seu pai.