Êxodo 14:7
Levou todos os carros de guerra do Egito, inclusive seiscentos dos melhores desses carros, cada um com um oficial no seu comando.
Significado de Êxodo 14:7
Êxodo 14:7 faz parte da narrativa da fuga dos israelitas do Egito liderados por Moisés, após anos de escravidão.
Os "carros de guerra" eram veículos de combate usados no Egito antigo, puxados por cavalos e equipados com lanças, arcos e flechas.
O faraó levou seus carros de guerra para perseguir os israelitas e tentar recapturá-los, após ter permitido que eles deixassem o Egito.
"Seiscentos dos melhores desses carros" significa que o faraó escolheu os melhores e mais avançados carros de guerra para a perseguição.
Os oficiais que comandavam os carros de guerra eram militares egípcios treinados para o combate.
Os carros de guerra eram usados no Egito antigo para transporte de tropas e para atacar o inimigo com armas de longo alcance.
Os carros de guerra eram construídos com madeira, couro e bronze, e eram decorados com símbolos e inscrições.
A estratégia dos egípcios ao usar carros de guerra era atacar o inimigo com armas de longo alcance e causar confusão e pânico nas tropas adversárias.
Os israelitas conseguiram escapar dos carros de guerra do faraó quando Moisés dividiu o Mar Vermelho e permitiu que o povo passasse a pé enxuto, enquanto os egípcios foram afogados pela água que voltou a seu curso normal.
Explicação de Êxodo 14:7
A história da retirada do exército egípcio
Durante a época do Êxodo, o povo hebreu estava escravizado no Egito. Deus enviou Moisés para libertá-los e guiá-los para a Terra Prometida. Porém, o faraó egípcio não queria deixar os hebreus partirem e enviou seu exército para persegui-los.
Os hebreus estavam acampados perto do Mar Vermelho quando viram o exército egípcio se aproximando. Eles ficaram com muito medo e começaram a reclamar com Moisés, dizendo que ele os havia levado para a morte certa.
Mas Moisés disse ao povo para não ter medo, pois Deus iria lutar por eles. Então, Deus ordenou a Moisés que estendesse sua mão sobre o mar e ele o dividiu, criando um caminho seco para os hebreus passarem.
Enquanto isso, o exército egípcio continuou a persegui-los e entrou no caminho que Deus havia criado. Quando todos os hebreus haviam passado, Deus fez com que o mar voltasse ao normal, afogando todo o exército egípcio.
O versículo em questão descreve a retirada do exército egípcio. Eles levaram todos os seus carros de guerra, incluindo os melhores, cada um com um oficial no comando. Isso mostra o quão determinados eles estavam em capturar os hebreus e levá-los de volta ao Egito.
No entanto, Deus tinha outros planos e, através de Moisés, libertou os hebreus e destruiu o exército egípcio. Essa história é um exemplo do poder e da fidelidade de Deus em proteger e libertar seu povo.
Versões
Levou também seiscentos carros de guerra escolhidos e todos os outros carros de guerra do Egito com capitães sobre todos eles.
Ele saiu com todos os carros de guerra, incluindo os seiscentos melhores, que eram comandados pelos seus oficiais.