Ester 4:15
Então Ester mandou esta resposta a Mardoqueu:
Significado de Ester 4:15
Ester era uma jovem judia que se tornou rainha da Pérsia.
Mardoqueu era um judeu que criou Ester como sua própria filha e trabalhava no palácio do rei.
Mardoqueu pediu a Ester que intercedesse junto ao rei para salvar seu povo da destruição.
Ester respondeu que ela e suas criadas jejuariam por três dias antes de ela ir ao rei, e que se ela morresse, morreria.
O contexto dessa passagem é a ameaça de Hamã, um oficial do rei, de destruir todos os judeus do império persa.
Depois dessa resposta, Ester foi ao rei e pediu que ele salvasse seu povo. O rei concordou e Hamã foi executado.
Essa passagem mostra a coragem e a fé de Ester em Deus, que a ajudou a salvar seu povo.
Ester foi escolhida por Deus para ser rainha e salvar seu povo da destruição.
Mardoqueu foi um líder judeu que ajudou Ester a salvar seu povo e foi honrado pelo rei por sua lealdade.
Essa passagem nos ensina sobre a importância da coragem, da fé em Deus e da disposição de arriscar tudo para ajudar os outros.
Explicação de Ester 4:15
A resposta corajosa de Ester a Mardoqueu em um momento de crise
Ester, uma jovem judia, foi escolhida para ser a rainha do rei persa Assuero. Porém, ela manteve sua identidade judaica em segredo. Um dia, o rei ordenou a execução de todos os judeus do reino, por influência de seu conselheiro Hamã. Mardoqueu, primo de Ester e líder dos judeus, pediu a ela que intercedesse junto ao rei em favor de seu povo. Ester, porém, temia pela própria vida, pois quem se aproximasse do rei sem ser chamado corria o risco de ser executado. Mardoqueu, então, enviou a seguinte mensagem a Ester: "Não pense que, por estar no palácio do rei, você será a única judia a escapar. Se você ficar calada numa hora como esta, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?" (Ester 4:14).
Diante dessa mensagem, Ester tomou coragem e decidiu agir. Ela mandou uma resposta a Mardoqueu, dizendo: "Vá reunir todos os judeus que estão em Susã e jejuem por mim. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas servas também jejuaremos. Depois disso, irei falar com o rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, que morra" (Ester 4:15).
Ester convocou um jejum coletivo entre os judeus de Susã, para que Deus a ajudasse em sua missão. Depois de três dias de jejum, ela se apresentou ao rei, que a recebeu com benevolência. Ester convidou o rei e Hamã para um banquete, e no segundo dia do banquete ela revelou sua identidade judaica e denunciou o plano de Hamã de exterminar seu povo. O rei ficou indignado e ordenou a execução de Hamã. Além disso, ele emitiu um decreto que permitia aos judeus se defenderem dos seus inimigos, o que resultou na salvação do povo judeu.
A resposta corajosa de Ester a Mardoqueu se tornou um exemplo de coragem e fé para os judeus, que celebram a festa de Purim em comemoração à sua vitória sobre Hamã. A história de Ester também é lembrada como um exemplo de como Deus pode usar pessoas comuns para realizar grandes feitos, desde que estejam dispostas a agir com coragem e confiança em sua providência.
Versões
Então Ester pediu que levassem a Mordecai a seguinte resposta:
Ester enviou a Mordecai a seguinte resposta: