Ester 4:10

10

Então ela o instruiu que dissesse o seguinte a Mardoqueu:

Ester 4:10

Significado de Ester 4:10

"Ela" se refere a Hataque, um dos servos do rei que foi enviado para buscar Ester.

Mardoqueu era primo de Ester e um judeu exilado em Susã. Ele também trabalhava no palácio do rei.

Ester não pode falar diretamente com Mardoqueu porque ela está vivendo no palácio do rei como rainha e não quer chamar a atenção para si mesma.

Ester instruiu o mensageiro a dizer a Mardoqueu que ela não pode ir ao rei sem ser convidada, pois isso pode resultar em sua morte.

Ester está preocupada com Mardoqueu porque ele está vestido de saco e cinzas, o que indica que ele está de luto e em grande aflição.

Mardoqueu se recusou a se curvar diante de Hamã, que era um oficial do rei e exigia que todos se curvassem diante dele.

Hamã queria matar todos os judeus porque Mardoqueu se recusou a se curvar diante dele e Hamã viu isso como uma afronta pessoal. Além disso, Hamã acreditava que os judeus eram um povo problemático e que seria melhor para o império se eles fossem eliminados.

A celebração do Purim comemora a salvação dos judeus da conspiração de Hamã para matá-los, como descrito na história de Ester.

A mensagem principal da história de Ester é que Deus está no controle, mesmo quando as coisas parecem sombrias e sem esperança. Ele pode usar pessoas comuns para realizar seus propósitos e proteger seu povo.

A história de Ester pode ser aplicada à vida cristã hoje, lembrando-nos de que Deus está sempre presente e trabalhando em nossas vidas, mesmo quando não podemos vê-lo claramente. Também nos lembra que devemos ser corajosos e fiéis a Deus, mesmo quando isso significa ir contra a cultura dominante ou enfrentar oposição.

Explicação de Ester 4:10

A mensagem de Ester para Mardoqueu: a história por trás da instrução

Ester, uma jovem judia, havia se tornado rainha da Pérsia por meio de sua beleza e inteligência. Porém, ela escondia sua identidade judaica e seguia as ordens do rei Assuero, mesmo quando elas iam contra seus valores e crenças. Um dia, Mardoqueu, seu primo e tutor, descobriu um plano para exterminar todos os judeus do império e pediu a ajuda de Ester para impedir a tragédia.

Ester, por sua vez, sabia que não podia simplesmente se apresentar ao rei e pedir ajuda. Qualquer um que se aproximasse dele sem ser convidado corria o risco de ser executado. Por isso, ela pediu a Mardoqueu que convocasse todos os judeus da cidade para um jejum de três dias, enquanto ela mesma jejuaria e oraria por coragem e sabedoria.

Ao final dos três dias, Ester se vestiu com suas melhores roupas e se apresentou ao rei. Ele a recebeu com alegria e lhe ofereceu qualquer coisa que ela desejasse. Ester, então, convidou o rei e seu conselheiro Hamã para um banquete em sua casa. Durante o banquete, o rei novamente perguntou o que Ester queria e ela pediu que ele e Hamã comparecessem a um segundo banquete no dia seguinte.

Enquanto isso, Hamã estava planejando a morte de Mardoqueu, que se recusava a se curvar diante dele. Ele construiu uma forca para enforcá-lo e estava ansioso para executar seu plano. Porém, naquela noite, o rei não conseguia dormir e pediu que lhe trouxessem o livro de registros das suas conquistas. Lá, ele descobriu que Mardoqueu havia salvado sua vida ao denunciar um complô contra ele.

Na manhã seguinte, Hamã chegou ao palácio para pedir ao rei a execução de Mardoqueu. Porém, antes que ele pudesse falar, o rei perguntou o que deveria ser feito para honrar alguém que o rei desejava honrar. Hamã, pensando que o rei estava se referindo a ele, sugeriu uma grande celebração. Porém, o rei ordenou que Hamã mesmo organizasse a celebração para Mardoqueu.

Enquanto isso, no segundo banquete, Ester finalmente revelou sua identidade judaica e pediu ao rei que salvasse seu povo da morte. O rei ficou chocado com a notícia e perguntou quem era o responsável pelo plano. Ester apontou para Hamã, que foi imediatamente preso e executado na forca que havia construído para Mardoqueu.

E assim, graças à coragem e sabedoria de Ester, a tragédia foi evitada e os judeus foram salvos. O versículo em questão se refere à instrução que Ester deu a Mardoqueu para que ele levasse a mensagem a ela. Essa mensagem foi o primeiro passo para a salvação do povo judeu e a vitória sobre seus inimigos.

Versões

Bíblia NAA
10

Então Ester falou com Hataque e mandou que ele entregasse a seguinte mensagem a Mordecai:

Bíblia NTLH
10

e Ester mandou Hataque entregar a seguinte resposta a Mordecai: