Esdras 1:7
Além disso, o rei Ciro mandou tirar os utensílios pertencentes ao templo do Senhor, os quais Nabucodonosor tinha levado de Jerusalém e colocado no templo do seu deus.
Significado de Esdras 1:7
O rei Ciro ordenou a retirada dos utensílios do templo do Senhor.
Os utensílios do templo do Senhor foram retirados.
Os utensílios estavam no templo do deus de Nabucodonosor.
Nabucodonosor levou os utensílios como parte do saque de Jerusalém.
O deus do templo onde os utensílios foram colocados não é especificado.
O rei Ciro ordenou a retirada dos utensílios para que pudessem ser devolvidos ao templo do Senhor em Jerusalém.
O rei Ciro permitiu que o povo de Jerusalém voltasse para sua terra natal e reconstruísse o templo do Senhor.
Os utensílios foram levados de volta a Jerusalém e colocados no templo do Senhor.
Os utensílios eram importantes para o povo de Jerusalém porque eram usados em suas práticas religiosas.
Essa passagem se relaciona com a história do povo de Israel porque mostra a restauração dos utensílios sagrados do templo do Senhor após o exílio em Babilônia.
Explicação de Esdras 1:7
A história da devolução dos utensílios sagrados do Templo de Jerusalém
No ano de 539 a.C., o Império Babilônico caiu diante do exército persa liderado pelo rei Ciro. Como parte de sua política de conquista, Ciro permitiu que os povos subjugados mantivessem suas tradições religiosas e culturais, desde que pagassem tributo ao Império. Foi nesse contexto que Ciro autorizou a devolução dos utensílios sagrados do Templo de Jerusalém, que haviam sido roubados pelo rei Nabucodonosor II durante a destruição da cidade em 586 a.C.
Os utensílios sagrados eram objetos de ouro e prata que haviam sido usados no serviço do Templo, como cálices, taças, lamparinas e incensários. Eles eram considerados sagrados pelos judeus, pois representavam a presença de Deus no Templo e eram usados em cerimônias religiosas importantes, como a Páscoa e o Dia da Expiação.
Quando Nabucodonosor II conquistou Jerusalém, ele levou consigo os utensílios sagrados como troféus de guerra e os colocou no templo de seu próprio deus, Marduque. Isso foi visto pelos judeus como uma profanação dos objetos sagrados e uma humilhação para o Deus de Israel.
No entanto, quando Ciro conquistou a Babilônia, ele decidiu adotar uma política diferente em relação aos povos conquistados. Ele permitiu que os judeus voltassem para Jerusalém e reconstruíssem o Templo, e ordenou que os utensílios sagrados fossem devolvidos aos judeus para que pudessem ser usados novamente no serviço do Templo.
Assim, Ciro enviou uma ordem para que os utensílios sagrados fossem devolvidos aos judeus. A ordem foi cumprida pelos oficiais persas encarregados da região, que entregaram os objetos aos líderes judeus encarregados da reconstrução do Templo. Essa devolução foi vista pelos judeus como um sinal da benevolência de Deus e da restauração de sua relação com Ele.
O versículo de Esdras 1:7 é uma referência a esse evento histórico, que é visto pelos judeus como um exemplo da providência divina e da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Ele também é um exemplo da política de tolerância religiosa adotada pelo Império Persa, que permitiu que os judeus mantivessem sua identidade cultural e religiosa mesmo sob o domínio estrangeiro.
Versões
Também o rei Ciro entregou os utensílios da Casa do Senhor , os quais Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém e colocado na casa de seus deuses.
O rei Ciro entregou as tigelas e taças que Nabucodonosor havia tirado do Templo do Senhor em Jerusalém e levado para o templo dos seus deuses.