Efésios 2:18

18

pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Significado do Versículo

"Por meio dele" se refere a Jesus Cristo, mencionado no versículo anterior.

"Ele" se refere a Jesus Cristo.

"Acesso ao Pai" significa a possibilidade de se aproximar de Deus e ter comunhão com ele.

"Nós" se refere aos cristãos, e "vocês" se refere aos efésios a quem Paulo estava escrevendo.

"Espírito" se refere ao Espírito Santo, que é o agente pelo qual temos acesso ao Pai.

Podemos ter acesso ao Pai por meio da fé em Jesus Cristo e pela obra do Espírito Santo em nossas vidas.

O acesso ao Pai é importante porque nos permite ter comunhão com Deus e receber dele graça, perdão e orientação.

O acesso ao Pai é diferente do acesso a outras divindades porque só há um Deus verdadeiro e só podemos nos aproximar dele por meio de Jesus Cristo.

O acesso ao Pai é uma parte importante da salvação, pois é por meio dele que somos reconciliados com Deus.

O acesso ao Pai é uma parte importante da vida cristã, pois nos permite crescer em nossa relação com Deus e viver de acordo com a sua vontade.

Explicação de Efésios 2:18

Acesso ao Pai através do Espírito: a história por trás da referência bíblica

O versículo em questão é uma parte do capítulo 2 do livro de Efésios, que fala sobre a reconciliação entre judeus e gentios através da fé em Jesus Cristo. O autor, o apóstolo Paulo, começa o capítulo descrevendo a condição anterior dos gentios, que estavam mortos em seus pecados e separados de Deus. Mas, pela graça de Deus, eles foram salvos através da fé em Jesus, que os reconciliou com Deus.

O versículo em si fala sobre o acesso que tanto judeus como gentios têm ao Pai através de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Antes de Jesus, apenas os judeus tinham acesso a Deus através do templo e dos sacrifícios. Mas agora, através de Jesus, todos têm acesso a Deus, independentemente de sua origem étnica ou religiosa. E esse acesso é dado pelo Espírito Santo, que habita em todos os crentes.

Mas como essa ideia de acesso ao Pai através do Espírito se desenvolveu na história do povo de Deus?

Desde o início da história bíblica, Deus sempre buscou se relacionar com seu povo. No Antigo Testamento, ele escolheu os judeus como seu povo especial e estabeleceu uma série de rituais e leis para que eles pudessem se aproximar dele. Mas esses rituais eram apenas uma sombra do que estava por vir.

Com a vinda de Jesus, Deus se revelou de uma forma ainda mais profunda. Jesus, como Deus encarnado, mostrou aos seus discípulos o verdadeiro caráter de Deus e ensinou-lhes a orar ao Pai. Mas, mais do que isso, ele prometeu enviar o Espírito Santo para habitar em seus seguidores e guiá-los em toda a verdade.

Após a morte e ressurreição de Jesus, o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos no dia de Pentecostes. A partir daquele momento, os crentes passaram a ter uma nova relação com Deus, uma relação direta e pessoal. Eles não precisavam mais de um intermediário, como um sacerdote ou um templo, para se aproximar de Deus. Eles tinham acesso ao Pai através do Espírito Santo.

Essa ideia de acesso ao Pai através do Espírito se tornou uma das principais características da fé cristã. Ela é mencionada em diversas passagens do Novo Testamento, como em Romanos 8:15-16, que fala sobre o Espírito que nos adota como filhos de Deus e nos faz clamar "Aba, Pai". Ou em Gálatas 4:6, que diz que Deus enviou o Espírito de seu Filho aos nossos corações, para que pudéssemos clamar "Abba, Pai".

Efésios 2:18, portanto, é apenas uma das muitas passagens que falam sobre o acesso ao Pai através do Espírito. Mas ela resume de forma clara e concisa a ideia central da fé cristã: que todos têm acesso a Deus através de Jesus Cristo e do Espírito Santo, independentemente de sua origem ou condição. E é essa verdade que continua a inspirar e transformar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Versões

18

porque, por meio dele, ambos temos acesso ao Pai em um só Espírito.

18

É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai.