Efésios 1:5

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Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,

Efésios 1:5

Significado de Efésios 1:5

Ser predestinado significa ser escolhido por Deus antes mesmo de nascermos para cumprir um propósito específico.

Todos aqueles que creem em Jesus Cristo como seu Salvador são predestinados por Deus.

Ser adotado como filho significa ser aceito na família de Deus e receber todos os direitos e privilégios de um filho legítimo.

Jesus Cristo é o meio pelo qual somos adotados como filhos de Deus, pois Ele é o único caminho para a salvação e reconciliação com Deus.

O bom propósito da vontade de Deus é a salvação e a adoção de todos aqueles que creem em Jesus Cristo.

Deus nos predestinou para sermos adotados como filhos porque Ele nos ama e deseja que tenhamos um relacionamento íntimo com Ele.

A predestinação não anula o livre-arbítrio, pois Deus nos dá a escolha de aceitar ou rejeitar a salvação por meio de Jesus Cristo.

Nem todos são predestinados para a salvação, pois a salvação é oferecida a todos, mas nem todos escolhem aceitá-la.

A predestinação é justa porque Deus é justo e sábio em todas as suas decisões.

A predestinação se relaciona com a soberania de Deus, pois Ele é o soberano sobre todas as coisas e tem o poder de escolher aqueles que serão salvos.

Explicação de Efésios 1:5

A História da Predestinação em Amor

O versículo que fala sobre a predestinação em amor é um dos mais conhecidos e citados da Bíblia. Ele fala sobre o plano de Deus para a humanidade, que é adotá-la como filhos por meio de Jesus Cristo. Mas como essa ideia surgiu e se desenvolveu ao longo da história?

Desde os primeiros tempos do cristianismo, a ideia da predestinação já era discutida pelos teólogos. Alguns defendiam que Deus escolhia quem seria salvo e quem seria condenado, independentemente das escolhas que as pessoas fizessem em suas vidas. Outros argumentavam que a salvação era fruto da fé e das boas obras, e que cada um tinha o livre-arbítrio para escolher seguir a Deus ou não.

Foi somente no século XVI, com a Reforma Protestante, que a doutrina da predestinação ganhou destaque. O teólogo calvinista João Calvino defendia que Deus escolhia quem seria salvo e quem seria condenado desde antes da criação do mundo, e que essa escolha não dependia das ações ou escolhas das pessoas. Essa ideia foi chamada de predestinação incondicional.

Mas o que isso tem a ver com o versículo de Efésios? Bem, a predestinação em amor mencionada no texto não é a mesma coisa que a predestinação incondicional dos calvinistas. O apóstolo Paulo não está dizendo que Deus escolheu algumas pessoas para serem salvas e outras para serem condenadas. Ele está falando sobre o plano de Deus para toda a humanidade, que é adotá-la como filhos por meio de Jesus Cristo.

Essa ideia de adoção como filhos de Deus era muito importante para os cristãos da época de Paulo. Na cultura romana, a adoção era um processo legal pelo qual um homem sem filhos escolhia um herdeiro para sua fortuna e seu nome. Esse herdeiro passava a ser considerado seu filho legítimo, com todos os direitos e privilégios que isso implicava.

Ao usar essa metáfora da adoção, Paulo está mostrando que Deus não apenas nos salva, mas nos acolhe como filhos e nos dá uma nova identidade. Ele nos chama para fazer parte de sua família e compartilhar de sua herança. E tudo isso é feito em amor, não por mérito ou escolha própria, mas por pura graça.

Então, quando lemos o versículo de Efésios 1:5, não devemos pensar em predestinação no sentido de escolha arbitrária de Deus, mas sim no plano amoroso que ele tem para cada um de nós. Ele nos escolheu para sermos seus filhos, não por causa de nossas obras ou escolhas, mas por causa de seu amor incondicional. E isso é motivo de grande alegria e gratidão.

Versões

Bíblia NAA
5

nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade,

Bíblia NTLH
5

Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.