Deuteronômio 5:29

29

Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre! "

Deuteronômio 5:29

Significado de Deuteronômio 5:29

O "eles" se refere ao povo de Israel.

"Esta disposição" se refere à disposição de temer a Deus e obedecer a seus mandamentos.

O temor de Deus é um respeito reverente e amoroso por Deus, que leva a obedecer a seus mandamentos.

Os mandamentos de Deus são as leis e diretrizes que Ele deu ao povo para guiá-los em sua vida diária.

Deus deseja que as pessoas obedeçam a seus mandamentos para que possam viver em harmonia com Ele e uns com os outros.

"Tudo iria bem com eles" significa que eles teriam paz, prosperidade e bênçãos em suas vidas.

Deus se preocupa com os descendentes das pessoas porque Ele deseja que Sua bênção e proteção sejam passadas de geração em geração.

É impossível obedecer a todos os mandamentos de Deus perfeitamente, mas podemos nos esforçar para obedecer e pedir perdão quando falhamos.

Podemos manter a disposição de temer a Deus em nossos corações através da oração, leitura da Bíblia e comunhão com outros cristãos.

Deus deseja que essa disposição seja mantida para sempre porque Ele deseja que Seu povo viva em obediência e bênção contínuas.

Explicação de Deuteronômio 5:29

A Importância da Obediência e do Temor a Deus para a Prosperidade

De acordo com a tradição judaica, o livro de Deuteronômio foi escrito por Moisés como uma forma de relembrar ao povo de Israel a importância da aliança que haviam feito com Deus. O capítulo 5 do livro é uma recapitulação dos Dez Mandamentos, que foram dados a Moisés no Monte Sinai. É nesse contexto que surge a referência bíblica Deuteronômio 5:29.

Nesse versículo, Deus expressa o desejo de que o povo de Israel sempre tivesse em seu coração o temor e a obediência a Ele. Ele afirma que se isso acontecesse, tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre. Essa é uma mensagem que se repete ao longo de todo o livro de Deuteronômio, mostrando a importância da obediência e do temor a Deus para a prosperidade do povo de Israel.

A história do versículo começa com a libertação do povo de Israel do Egito. Deus os tirou da escravidão e os levou para a Terra Prometida, mas isso não significava que eles estavam livres de responsabilidades. Eles haviam feito uma aliança com Deus, e essa aliança exigia que eles obedecessem aos mandamentos que Ele havia dado a Moisés.

Infelizmente, o povo de Israel não foi sempre fiel a essa aliança. Eles se desviaram do caminho de Deus, adorando outros deuses e desobedecendo aos seus mandamentos. Isso trouxe consequências negativas para eles, como a invasão de inimigos e a escravidão.

No entanto, Deus nunca desistiu do seu povo. Ele sempre enviava profetas para lembrá-los da sua aliança e da importância da obediência e do temor a Ele. Foi assim que surgiu a mensagem de Deuteronômio 5:29. Deus desejava que o povo de Israel sempre se lembrasse da importância de obedecer aos seus mandamentos e de temê-lo, pois isso era a chave para a sua prosperidade.

Essa mensagem não se limita apenas ao povo de Israel. Ela é uma mensagem universal, que se aplica a todos os povos e a todas as épocas. Deus deseja que todos os seus filhos obedeçam aos seus mandamentos e o temam, pois isso é o que traz a verdadeira prosperidade.

Em resumo, a referência bíblica Deuteronômio 5:29 é uma mensagem de Deus para o povo de Israel, lembrando-os da importância da obediência e do temor a Ele para a sua prosperidade. Essa mensagem é uma lição para todos nós, mostrando que a obediência e o temor a Deus são a chave para a verdadeira felicidade e prosperidade.

Versões

Bíblia NAA
29

Quem dera que eles sempre tivessem tal coração, e sempre me temessem e guardassem todos os meus mandamentos! Assim tudo iria bem para eles e para os filhos deles, para sempre!

Bíblia NTLH
29

Como seria bom se eles sempre pensassem assim, e me respeitassem, e sempre obedecessem a todos os meus mandamentos! Assim tudo daria certo para eles e para os seus descendentes para sempre.