Deuteronômio 4:28

28

Lá vocês prestarão culto a deuses de madeira e de pedra, deuses feitos por mãos humanas, deuses que não podem ver, nem ouvir, nem comer, nem cheirar.

Deuteronômio 4:28

Significado de Deuteronômio 4:28

Deuteronômio 4:28 faz parte do discurso de Moisés para os israelitas antes de entrarem na terra prometida.

Os "vocês" mencionados no versículo são os israelitas.

Os deuses de madeira e de pedra mencionados no versículo são ídolos pagãos adorados pelos povos vizinhos de Israel.

As pessoas adoravam esses deuses porque acreditavam que eles tinham poder sobre a natureza e podiam ajudá-las em suas vidas diárias.

Os deuses mencionados no versículo não podem ver, ouvir, comer ou cheirar porque são feitos por mãos humanas e não têm vida.

Os deuses de madeira e de pedra eram feitos por artesãos que esculpiam a madeira ou a pedra e davam forma aos ídolos.

Os deuses de madeira e de pedra eram adorados por meio de rituais e sacrifícios, muitas vezes realizados em templos dedicados a eles.

A mensagem principal do versículo é que os israelitas não devem adorar outros deuses além do Senhor, pois esses deuses são falsos e não têm poder.

Esse versículo se aplica aos dias atuais porque ainda existem pessoas que adoram ídolos e deuses falsos.

A importância desse versículo para a fé cristã é que ele enfatiza a importância de adorar somente a Deus e rejeitar a idolatria.

Explicação de Deuteronômio 4:28

A profecia sobre a idolatria dos povos

Em Deuteronômio, um dos livros do Antigo Testamento da Bíblia, há uma profecia sobre a idolatria dos povos. No capítulo 4, versículo 28, é dito que quando o povo de Israel for levado para outras terras, eles prestarão culto a deuses feitos por mãos humanas, que não têm vida, não podem ver, ouvir, comer ou cheirar. Essa profecia é uma advertência sobre a idolatria, que é a adoração a ídolos, objetos ou seres que não são Deus.

A história por trás dessa profecia começa com a saída do povo de Israel do Egito, liderado por Moisés. Eles foram libertados da escravidão e guiados por Deus para a terra prometida, onde deveriam adorá-lo e seguir seus mandamentos. Porém, durante a jornada, o povo de Israel se desviou do caminho e começou a adorar outros deuses, como o bezerro de ouro.

Moisés, então, recebeu de Deus as tábuas da Lei, que continham os Dez Mandamentos e outras leis e ordenanças. Ele ensinou ao povo de Israel a importância de adorar somente a Deus e de não se curvar diante de ídolos. Porém, mesmo com todas as advertências, o povo de Israel continuou a adorar outros deuses.

Assim, quando Moisés profetizou sobre a idolatria dos povos, ele estava alertando o povo de Israel sobre o perigo de se desviar do caminho de Deus. Ele sabia que, se o povo continuasse a adorar ídolos, eles seriam levados para outras terras e se tornariam escravos novamente.

A profecia de Moisés se cumpriu quando o povo de Israel foi levado para a Babilônia como escravos. Lá, eles foram expostos a outras religiões e culturas, e muitos se desviaram do caminho de Deus e adoraram ídolos.

Hoje, a profecia de Moisés ainda é relevante. A idolatria ainda é uma prática comum em muitas culturas e religiões. A Bíblia ensina que a adoração a ídolos é uma forma de pecado e que devemos adorar somente a Deus.

O versículo de Deuteronômio 4:28 é uma advertência sobre a idolatria e uma lembrança de que devemos sempre seguir os caminhos de Deus. Ele nos ensina que adorar ídolos é uma forma de desviar-se do caminho de Deus e que devemos sempre buscar a sua vontade em nossas vidas.

Versões

Bíblia NAA
28

Lá, vocês servirão a deuses que são obra de mãos humanas, madeira e pedra, que não veem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram.

Bíblia NTLH
28

Naquelas nações vocês adorarão deuses feitos de madeira e de pedra, que não veem, nem ouvem, não comem, nem cheiram.