Deuteronômio 4:26

26

invoco hoje o céu e a terra como testemunhas contra vocês de que vocês serão rapidamente eliminados da terra, da qual estão tomando posse ao atravessar o Jordão. Vocês não viverão muito ali; serão totalmente destruídos.

Significado do Versículo

O versículo é uma fala de Moisés, dirigida ao povo de Israel.

O "vocês" se refere ao povo de Israel que está prestes a entrar na terra prometida.

O céu e a terra são invocados como testemunhas para enfatizar a gravidade da situação e a importância da aliança entre Deus e o povo de Israel.

"Ser rapidamente eliminado da terra" significa que o povo de Israel seria expulso da terra prometida em um curto período de tempo.

Eles não viverão muito na terra porque serão punidos por desobedecerem a Deus e não cumprirem a aliança.

"Ser totalmente destruído" significa que o povo de Israel seria completamente derrotado e disperso.

O contexto histórico é a preparação do povo de Israel para entrar na terra prometida e a advertência de Moisés sobre as consequências da desobediência.

Esse versículo se aplica especificamente ao povo de Israel, mas a mensagem pode ser aplicada a todos os povos que desobedecem a Deus.

Esse versículo mostra que Deus é justo e que a desobediência tem consequências.

A mensagem principal é a importância da obediência a Deus e a seriedade das consequências da desobediência.

Explicação de Deuteronômio 4:26

A advertência divina sobre a posse da terra prometida

Há milênios, um povo nômade deixou a escravidão no Egito para seguir em direção à terra que Deus havia prometido a seus antepassados. Após décadas de peregrinação pelo deserto, finalmente chegaram ao Jordão, a fronteira que separava o deserto da terra fértil. Mas antes de cruzar o rio e tomar posse da terra prometida, Moisés, o líder desse povo, reuniu todos para uma última advertência.

Ele invocou o céu e a terra como testemunhas de que Deus havia sido fiel em todos os seus feitos e promessas, mas que o povo havia sido rebelde e desobediente. Moisés alertou que, se continuassem a agir assim, seriam rapidamente eliminados da terra que estavam prestes a tomar posse. Ele não estava falando de uma ameaça vazia, mas de uma profecia que se cumpriria em breve.

De fato, o povo entrou na terra prometida e viveu ali por séculos, mas não sem sofrer as consequências de sua desobediência. Eles se esqueceram do Deus que os havia libertado e começaram a adorar ídolos e a praticar a injustiça. Como resultado, foram invadidos por nações estrangeiras, sofreram guerras e exílios, e muitas vezes se viram à beira da extinção.

O versículo em questão é uma das muitas advertências que Deus fez ao seu povo, para que se arrependesse e voltasse a segui-lo. Ele não estava desejando a destruição do povo, mas alertando sobre as consequências inevitáveis de suas escolhas. Deus é um Deus de amor e justiça, mas também de disciplina e correção.

Hoje, esse versículo pode ser aplicado a nós, como um alerta para que não nos esqueçamos de Deus em meio às nossas conquistas e prosperidade. Ele nos chama a ser fiéis e obedientes, a amar o próximo e a praticar a justiça. Se nos desviarmos desse caminho, podemos sofrer as mesmas consequências que o povo de Israel. Mas se nos arrependermos e voltarmos a Deus, podemos experimentar a sua graça e misericórdia, e ter a certeza de que ele sempre estará conosco.

Versões

26

hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que vocês serão imediatamente eliminados da terra da qual, passando o Jordão, vocês tomarão posse. Vocês não prolongarão os seus dias nela; pelo contrário, serão totalmente destruídos.

26

Chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês: se adorarem ídolos, vocês desaparecerão logo da terra que vai ser de vocês no outro lado do rio Jordão. Vocês viverão pouco tempo naquela terra e logo serão completamente destruídos.