Deuteronômio 4:23
Tenham o cuidado de não esquecer da aliança que o Senhor, o seu Deus, fez com vocês; não façam para si ídolo algum com a forma de qualquer coisa que o Senhor, o seu Deus, proibiu.
Significado de Deuteronômio 4:23
A aliança que o Senhor fez com o povo de Israel foi um acordo em que Deus prometeu ser o Deus deles e protegê-los, e em troca, eles deveriam obedecer aos seus mandamentos e adorá-lo somente a ele.
Deus proíbe a criação de ídolos porque ele é um Deus ciumento e não quer que seu povo adore outras coisas ou seres além dele. Além disso, os ídolos são criados por mãos humanas e não têm poder real.
"Não esquecer da aliança" significa lembrar-se do acordo que foi feito com Deus e obedecer aos seus mandamentos.
Podemos lembrar da aliança com Deus lendo a Bíblia, orando, frequentando a igreja e praticando ações que honrem a Deus.
Se esquecermos da aliança, podemos nos afastar de Deus e sofrer as consequências de nossas escolhas.
Um ídolo é qualquer coisa que é adorada ou reverenciada em lugar de Deus.
Deus proíbe a criação de ídolos com a forma de qualquer coisa porque ele não quer que seu povo se desvie da adoração a ele e comece a adorar outras coisas.
Se criarmos um ídolo, estaremos desobedecendo a Deus e correndo o risco de nos afastarmos dele.
Podemos evitar criar ídolos mantendo nosso foco em Deus, lendo a Bíblia e praticando ações que honrem a ele.
Podemos obedecer a Deus e manter a aliança seguindo seus mandamentos, praticando ações que honrem a ele e lembrando-nos da aliança que foi feita.
Explicação de Deuteronômio 4:23
A importância de lembrar a aliança com Deus e evitar ídolos proibidos
O livro de Deuteronômio é uma das cinco partes que compõem o Pentateuco, a primeira seção da Bíblia hebraica e cristã. Escrito por Moisés, o livro contém discursos e leis que ele transmitiu ao povo de Israel antes de sua morte e da entrada deles na Terra Prometida. Em Deuteronômio 4:23, Moisés adverte o povo a não esquecer da aliança que Deus fez com eles e a não criar ídolos proibidos.
A aliança a que Moisés se refere foi estabelecida quando Deus libertou os israelitas da escravidão no Egito e os conduziu pelo deserto em direção à terra que lhes havia prometido. Deus fez uma série de promessas a eles, incluindo proteção, prosperidade e uma relação especial com Ele. Em troca, Deus exigiu que eles O adorassem como o único Deus verdadeiro e obedecessem aos Seus mandamentos.
Moisés sabia que o povo de Israel era propenso a se desviar da aliança e adorar outros deuses. Ele havia visto isso acontecer antes, quando os israelitas construíram um bezerro de ouro para adorar enquanto ele estava no Monte Sinai recebendo os Dez Mandamentos de Deus. Por isso, ele os advertiu a não fazerem para si ídolos com a forma de qualquer coisa que Deus havia proibido.
Essa proibição incluía imagens de animais, pássaros, peixes, deuses estrangeiros e qualquer coisa que pudesse ser adorada como um deus. Deus havia ordenado que os israelitas O adorassem sem imagens, porque Ele é um Deus invisível e não pode ser representado por nada criado. Além disso, a adoração de ídolos era uma prática comum entre as nações vizinhas de Israel, e Deus queria que Seu povo se destacasse como diferente e santo.
Moisés enfatizou a importância de lembrar a aliança com Deus e obedecer aos Seus mandamentos porque isso traria bênçãos e vida para o povo de Israel. Ele os exortou a ensinar essas coisas a seus filhos e netos, para que a aliança fosse mantida por gerações. Ele também os advertiu que, se eles se desviassem da aliança e adorassem ídolos, Deus os castigaria com doenças, fome, guerra e exílio.
A mensagem de Deuteronômio 4:23 é relevante hoje para todos os que creem em Deus. Devemos lembrar a aliança que Deus fez conosco através de Jesus Cristo e obedecer aos Seus mandamentos. Devemos evitar a tentação de adorar ídolos modernos, como dinheiro, poder, fama e prazer, que podem nos afastar de Deus e nos levar à destruição. Em vez disso, devemos buscar a Deus em espírito e em verdade, e viver de acordo com Sua vontade para nossas vidas.
Versões
Tenham o cuidado de não se esquecer da aliança que o Senhor , seu Deus, fez com vocês. Não façam para si nenhuma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa que o Senhor , o Deus de vocês, proibiu.
Tenham o cuidado de não esquecerem a aliança que o Senhor , nosso Deus, fez com vocês. Obedeçam à sua ordem e não façam nenhuma imagem para adorar.