Deuteronômio 32:20

20

"Esconderei o meu rosto deles", disse, "e verei qual o fim que terão; pois são geração perversa, filhos infiéis.

Deuteronômio 32:20

Significado de Deuteronômio 32:20

Deus está falando nessa passagem bíblica.

"Esconder o rosto" significa se afastar ou deixar de prestar atenção em alguém.

"Eles" se refere aos filhos de Israel.

"Geração perversa" se refere a uma geração que se afastou dos caminhos de Deus e se entregou ao pecado.

"Filhos infiéis" se refere a pessoas que não são fiéis a Deus e não seguem seus mandamentos.

A consequência de ser uma geração perversa e filhos infiéis é que Deus pode se afastar e deixá-los sofrer as consequências de suas escolhas.

Deus esconderia o rosto dessas pessoas como uma forma de disciplina e correção.

Seguindo os mandamentos de Deus e se arrependendo de seus pecados.

Essa passagem se relaciona com outras passagens que falam sobre a disciplina de Deus e a importância de seguir seus mandamentos.

A mensagem principal que podemos tirar dessa passagem é a importância de ser fiel a Deus e seguir seus mandamentos, para evitar a disciplina e correção divina.

Explicação de Deuteronômio 32:20

A Consequência da Desobediência: Quando Deus se Esconde

Deuteronômio 32:20 é um versículo que fala sobre a consequência da desobediência do povo de Israel. Deus, que sempre esteve presente e atento às necessidades de seu povo, agora se esconde deles. Ele não mais os protegerá e nem lhes dará o que precisam. Essa é a consequência de uma geração perversa e filhos infiéis.

A história desse versículo começa com Moisés, o líder do povo de Israel, que estava prestes a morrer. Ele sabia que o povo que liderou durante tantos anos precisava de uma última mensagem antes de sua partida. Então, ele reuniu todos e começou a falar sobre a fidelidade de Deus e a importância de obedecê-lo.

Moisés lembrou o povo de todas as vezes que Deus os salvou e protegeu, desde a época em que foram libertados do Egito até os dias atuais. Ele também alertou sobre as consequências da desobediência, que incluíam doenças, fome, guerra e até mesmo a morte. Moisés disse que, se o povo não obedecesse a Deus, ele se esconderia deles e os deixaria sozinhos.

Infelizmente, o povo de Israel não ouviu as palavras de Moisés. Eles continuaram a desobedecer a Deus, adorando outros deuses e praticando atos imorais. Eles se afastaram cada vez mais de Deus, até que finalmente ele se escondeu deles.

Deus não abandonou completamente o povo de Israel, mas ele permitiu que eles sofressem as consequências de suas ações. Eles foram invadidos por outros povos, sofreram com a fome e a doença, e muitos foram mortos em batalhas. Tudo isso aconteceu porque eles escolheram desobedecer a Deus.

O versículo Deuteronômio 32:20 é um lembrete de que Deus é um Deus de amor e misericórdia, mas também é um Deus justo. Ele não pode simplesmente ignorar a desobediência e o pecado. Seu amor por nós é tão grande que ele nos dá a liberdade de escolher, mas também nos dá a responsabilidade de arcar com as consequências de nossas escolhas.

Hoje, podemos aprender com a história de Israel e evitar as mesmas consequências da desobediência. Podemos escolher obedecer a Deus e desfrutar de sua proteção e bênçãos, ou podemos escolher desobedecer e sofrer as consequências. A escolha é nossa.

Versões

Bíblia NAA
20

Ele disse: "Esconderei deles o rosto, verei qual será o seu fim; porque são uma geração perversa, filhos em quem não há lealdade.

Bíblia NTLH
20

Ele disse: “Eu os abandonarei e então verei o que vai acontecer com eles, pois são um povo rebelde, são filhos desobedientes.