Deuteronômio 28:11
O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês.
Significado de Deuteronômio 28:11
O fruto do ventre, as crias dos animais e as colheitas da terra.
A terra prometida por Deus aos antepassados.
Aos antepassados.
Refere-se aos filhos e descendentes.
Refere-se aos animais criados para alimentação ou trabalho.
Refere-se às plantações e colheitas.
Deus prometeu essa prosperidade como uma bênção para aqueles que obedecem seus mandamentos.
Os antepassados receberam essa promessa através de Abraão, Isaque e Jacó.
Podemos aplicar essa promessa em nossas vidas hoje através da obediência aos mandamentos de Deus e da confiança em sua fidelidade em cumprir suas promessas.
Explicação de Deuteronômio 28:11
A Promessa Divina de Prosperidade na Terra Prometida
De acordo com a tradição judaico-cristã, o livro de Deuteronômio é uma coleção de discursos de Moisés ao povo de Israel, pouco antes de sua morte e da entrada deles na Terra Prometida. Entre as muitas instruções e advertências que Moisés dá, há também uma promessa divina de prosperidade para aqueles que obedecerem aos mandamentos de Deus.
No capítulo 28, Moisés descreve as bênçãos que Deus concederá ao povo de Israel se eles obedecerem a sua lei. Entre elas está a promessa de grande prosperidade, que inclui o fruto do ventre (ou seja, muitos filhos saudáveis e fortes), as crias dos animais (ou seja, muitos animais saudáveis e férteis) e as colheitas da terra (ou seja, muitos alimentos abundantes e nutritivos). Essa promessa é feita em relação à terra que Deus havia jurado aos antepassados de Israel que lhes daria.
Essa promessa de prosperidade é uma expressão do amor e da fidelidade de Deus para com o seu povo. Ele quer que eles prosperem e sejam felizes, e está disposto a abençoá-los ricamente se eles o amarem e o obedecerem. No entanto, essa promessa também é uma advertência. Se o povo de Israel se afastar de Deus e desobedecer aos seus mandamentos, eles sofrerão as maldições descritas no restante do capítulo, que incluem doenças, fome, derrota em batalha e exílio.
Ao longo da história, essa promessa de prosperidade tem sido uma fonte de conforto e esperança para o povo de Deus. Em momentos de dificuldade e adversidade, eles se lembram de que Deus é fiel e que ele pode abençoá-los abundantemente se eles confiarem nele e o obedecerem. No entanto, essa promessa também é um lembrete de que a obediência a Deus é essencial para a verdadeira prosperidade e felicidade.
Hoje, essa promessa de prosperidade ainda é relevante para aqueles que seguem a fé judaico-cristã. Embora a Terra Prometida possa não ser mais um lugar físico, a promessa de Deus de prosperidade ainda se aplica a todos aqueles que amam e obedecem a ele. Ainda podemos confiar em Deus para nos abençoar ricamente em todas as áreas de nossas vidas, se colocarmos nossa fé e confiança nele. E ainda podemos ser lembrados de que a verdadeira prosperidade e felicidade só podem ser encontradas em uma vida de obediência a Deus e amor ao próximo.
Versões
O Senhor lhes dará abundância de bens no fruto do seu ventre, no fruto dos seus animais e no fruto do seu solo, na terra que o Senhor prometeu dar a vocês sob juramento aos seus pais.
Ele lhes dará muitos filhos, muitos animais e boas colheitas na terra que está dando a vocês, de acordo com o juramento que fez aos nossos antepassados.