Deuteronômio 26:1
Quando vocês tiverem entrado na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança e dela tiverem tomado posse e lá estiverem estabelecidos,
Significado de Deuteronômio 26:1
A terra que o Senhor dá como herança é a terra de Canaã.
O Deus que dá essa terra como herança é o Senhor, o Deus de Israel.
Os Israelitas devem tomar posse da terra através da conquista militar.
Estar estabelecido na terra significa ter uma presença permanente e segura na terra.
Deus deu essa terra como herança para cumprir a promessa que fez a Abraão e para abençoar os Israelitas.
As responsabilidades dos Israelitas ao receberem essa herança incluem obedecer às leis de Deus, adorá-lo somente a ele e cuidar da terra.
Se os Israelitas não obedecerem às leis de Deus na terra, serão punidos e poderão perder a posse da terra.
A posse da terra se relaciona com a promessa de Deus a Abraão porque é a realização da promessa de dar uma terra aos seus descendentes.
A posse da terra é um sinal da fidelidade de Deus e da relação especial dos Israelitas com ele.
O significado espiritual da posse da terra é a bênção de Deus sobre o seu povo e a realização das promessas divinas.
Explicação de Deuteronômio 26:1
A promessa divina para o povo de Israel ao entrar na Terra Prometida
Quando o povo de Israel finalmente chegou à Terra Prometida, após anos de peregrinação pelo deserto, Deus lhes fez uma promessa. Ele disse que, quando eles tomassem posse da terra que Ele lhes daria por herança, deveriam trazer os primeiros frutos da colheita ao sacerdote e proclamar diante do Senhor que estavam cumprindo a promessa que Ele havia feito a seus antepassados. Essa promessa foi registrada no livro de Deuteronômio, capítulo 26, versículo 1.
A história por trás dessa referência bíblica começa com Abraão, o pai da nação de Israel. Deus havia prometido a Abraão que sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu e que Ele lhes daria uma terra para possuir como herança. Essa promessa foi passada de geração em geração, até que finalmente se cumpriu quando Moisés liderou o povo de Israel para fora do Egito e em direção à Terra Prometida.
Ao longo do caminho, Deus deu a Moisés instruções detalhadas sobre como o povo deveria viver em obediência a Ele. Isso incluía leis sobre adoração, justiça, moralidade e muito mais. Mas também incluía instruções específicas sobre como o povo deveria tratar a terra que Deus lhes daria.
Deus queria que o povo de Israel reconhecesse que a terra não era deles, mas sim um presente Dele. Eles deveriam ser bons administradores da terra, cultivando-a com cuidado e respeito. Eles também deveriam reconhecer que tudo o que tinham vinha de Deus e que deveriam ser gratos por isso.
Por isso, Deus ordenou que, quando o povo entrasse na Terra Prometida e tomasse posse dela, deveriam trazer os primeiros frutos da colheita ao sacerdote e proclamar diante do Senhor que estavam cumprindo a promessa que Ele havia feito a seus antepassados. Isso era uma forma de reconhecer que tudo o que tinham vinha de Deus e que estavam gratos por isso.
Essa prática continuou por muitos anos, mesmo depois que o povo de Israel se estabeleceu na Terra Prometida. Eles continuaram a trazer os primeiros frutos da colheita ao sacerdote e a proclamar diante do Senhor que estavam cumprindo a promessa que Ele havia feito a seus antepassados.
Hoje em dia, essa prática não é mais seguida pelos cristãos, mas a mensagem por trás dela ainda é relevante. Deus é o dono de tudo o que temos e devemos ser gratos por tudo o que Ele nos dá. Devemos ser bons administradores do que Ele nos confia e reconhecer que tudo o que temos vem Dele.
Versões
— Ao entrar na terra que o Senhor , seu Deus, lhe dá por herança, ao possuí-la e morar nela,
Moisés disse ao povo: — Vocês vão tomar posse da terra que o Senhor , nosso Deus, está dando a vocês. Depois de morarem lá algum tempo,