Deuteronômio 23:3
Nenhum amonita ou moabita ou qualquer dos seus descendentes, até a décima geração, poderá entrar na assembléia do Senhor.
Significado de Deuteronômio 23:3
Os amonitas e moabitas eram povos vizinhos de Israel, descendentes de Ló, sobrinho de Abraão.
Eles foram proibidos de entrar na assembléia do Senhor porque se recusaram a ajudar os israelitas durante a sua jornada pelo deserto, além de terem tentado amaldiçoá-los.
"Até a décima geração" significa que a proibição se estendia por um longo período de tempo, afetando até mesmo os descendentes mais distantes.
Essa proibição foi específica para aquele momento e contexto histórico.
A passagem faz parte do livro de Deuteronômio, que contém as leis e instruções que Deus deu aos israelitas antes de entrarem na Terra Prometida.
Os israelitas tinham uma relação tensa com os amonitas e moabitas, que muitas vezes eram inimigos de Israel.
A história de Rute mostra como uma mulher moabita se converteu ao Deus de Israel e se tornou uma antepassada de Davi e de Jesus.
Essa passagem pode ser vista como uma forma de proteger a comunidade de influências estrangeiras que poderiam levar à idolatria e à desobediência a Deus.
Apesar da proibição, Deus ainda mostrou graça e misericórdia a indivíduos como Rute, que se arrependeram e se voltaram para Ele.
A mensagem principal é que Deus valoriza a obediência e a fidelidade, mas também é um Deus de graça e misericórdia, que acolhe aqueles que se arrependem e se voltam para Ele.
Explicação de Deuteronômio 23:3
A exclusão de um povo da Assembleia do Senhor: a história por trás de Deuteronômio 23:3
Deuteronômio 23:3 é um versículo que tem gerado muitas discussões e debates ao longo dos séculos. A referência bíblica afirma que nenhum amonita ou moabita, ou qualquer um dos seus descendentes até a décima geração, poderá entrar na Assembleia do Senhor. Mas qual é a história por trás dessa exclusão?
A história começa com Abraão, que teve dois filhos: Isaque e Ismael. Isaque foi o filho da promessa de Deus, enquanto Ismael foi fruto de uma relação de Abraão com a serva de sua esposa, Sara. Ismael se tornou o pai dos ismaelitas, que se tornaram um povo nômade no deserto. Já Isaque se casou com Rebeca e teve dois filhos: Esaú e Jacó. Jacó, que mais tarde teve seu nome mudado para Israel, se tornou o pai das doze tribos de Israel.
Os amonitas e moabitas eram descendentes de Ló, sobrinho de Abraão. Quando Sodoma e Gomorra foram destruídas, Ló fugiu com sua esposa e duas filhas. Porém, sua esposa olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal. As filhas de Ló, temendo que não houvesse mais homens para se casar, embriagaram o pai e tiveram relações sexuais com ele. Dessa união nasceram os amonitas e moabitas.
De acordo com a lei mosaica, os amonitas e moabitas não poderiam se casar com os israelitas. Porém, a exclusão da Assembleia do Senhor foi uma punição ainda mais severa. Isso porque, segundo a tradição judaica, os amonitas e moabitas não ofereceram ajuda aos israelitas quando eles estavam no deserto, a caminho da Terra Prometida. Pelo contrário, eles tentaram impedir que os israelitas atravessassem suas terras e até contrataram o profeta Balaão para amaldiçoá-los.
A exclusão da Assembleia do Senhor significava que os amonitas e moabitas não poderiam participar dos cultos e cerimônias religiosas dos israelitas. Eles eram considerados impuros e indignos de estar na presença de Deus. Essa exclusão também se estendia aos seus descendentes até a décima geração, o que significava que a punição seria sentida por muitas gerações.
Apesar de ser uma lei antiga, a exclusão dos amonitas e moabitas ainda é um assunto controverso nos dias de hoje. Alguns argumentam que essa lei foi uma forma de preservar a pureza do povo de Israel e evitar a influência de outras culturas. Outros veem essa exclusão como uma forma de discriminação e intolerância religiosa.
Independentemente da interpretação, Deuteronômio 23:3 é um lembrete de que a religião e a cultura estão intimamente ligadas e que as decisões tomadas no passado ainda têm impacto no presente. A exclusão dos amonitas e moabitas da Assembleia do Senhor pode parecer uma punição severa, mas também é uma forma de lembrar que nossas ações têm consequências e que devemos sempre buscar a justiça e a compaixão em nossas relações com os outros.
Versões
— Nenhum amonita ou moabita entrará na assembleia do Senhor ; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do Senhor , eternamente.
— Nenhum amonita ou moabita, até a décima geração, fará parte do povo de Deus, o Senhor . Eles ficarão de fora