Deuteronômio 20:17
Conforme a ordem do Senhor, o seu Deus, destruam totalmente os hititas, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
Significado de Deuteronômio 20:17
A ordem foi dada por Deus, o Senhor dos exércitos.
Deus ordenou a destruição desses povos porque eles eram idólatras e praticavam abominações que desagradavam a Deus.
Esses povos eram habitantes da terra de Canaã, que Deus havia prometido dar aos israelitas.
Os israelitas deveriam destruir esses povos completamente, matando todos os homens, mulheres e crianças e destruindo todas as suas cidades e propriedades.
Obedecer à ordem de Deus era importante porque significava confiar em sua sabedoria e justiça, e também porque os israelitas seriam abençoados por Deus se obedecessem a ele.
Deus escolheu Israel como seu povo porque ele amava Abraão, Isaque e Jacó e havia feito uma aliança com eles.
Os israelitas estavam em guerra com esses povos porque eles ocupavam a terra que Deus havia prometido aos israelitas.
Se os israelitas não obedecessem à ordem de Deus, eles seriam punidos por Deus e perderiam a bênção de habitar na terra que ele havia prometido a eles.
Essa ordem foi específica para os israelitas naquela época e não se aplica aos cristãos hoje em dia.
Podemos entender a ordem de Deus em Deuteronômio 20:17 à luz do amor e da misericórdia de Deus reconhecendo que ele é um Deus justo que não tolera o pecado, mas que também é um Deus amoroso que deseja que todos se arrependam e sejam salvos.
Explicação de Deuteronômio 20:17
A ordem divina de destruição de povos antigos
De acordo com a tradição judaico-cristã, o livro de Deuteronômio é uma coleção de discursos e leis atribuídos a Moisés, que teriam sido proferidos pouco antes de sua morte. Entre as muitas instruções que o líder hebreu teria recebido de Deus, uma delas é particularmente controversa: a ordem de exterminar completamente seis povos que habitavam a Terra Prometida, a região que os israelitas deveriam conquistar para estabelecer sua nação. Esses povos são mencionados em Deuteronômio 20:17, e a ordem é clara: "destruam totalmente" todos eles.
A história por trás desse versículo é complexa e envolve diversas interpretações teológicas e históricas. Alguns estudiosos argumentam que a ordem de Deus era uma forma de proteger os israelitas de influências pagãs e garantir a pureza de sua religião. Outros afirmam que a ordem era uma forma de justificar a violência e a conquista territorial, com base em uma suposta superioridade étnica e religiosa dos hebreus.
De qualquer forma, a ordem de destruição dos povos cananeus e outros mencionados em Deuteronômio 20:17 foi cumprida pelos israelitas quando eles finalmente conquistaram a Terra Prometida, após anos de lutas e guerras. A Bíblia registra diversos episódios em que os hebreus atacaram cidades e vilas desses povos, matando todos os habitantes e destruindo seus templos e ídolos. Essas histórias são frequentemente interpretadas como exemplos de coragem e fidelidade a Deus, mas também geram questionamentos éticos e morais.
Alguns estudiosos argumentam que a ordem de destruição total dos povos cananeus e outros mencionados em Deuteronômio 20:17 foi uma forma de garantir a sobrevivência dos israelitas em um contexto de conflitos e rivalidades entre diversas tribos e nações da região. Outros afirmam que a ordem foi uma forma de justificar a violência e a conquista territorial, com base em uma suposta superioridade étnica e religiosa dos hebreus.
De qualquer forma, a história de Deuteronômio 20:17 é um exemplo de como a religião pode ser usada para justificar a violência e a opressão, assim como para inspirar a coragem e a resistência. A interpretação desse versículo e de outros trechos bíblicos semelhantes é um tema complexo e controverso, que envolve questões teológicas, éticas e políticas.
Versões
Pelo contrário, como o Senhor , seu Deus, ordenou, vocês devem destruí-las totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,
Conforme Deus mandou, acabem com todos estes povos: os heteus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.