Deuteronômio 12:27

27

Apresentem os seus holocaustos colocando-os no altar do Senhor, do seu Deus, tanto a carne quanto o sangue. O sangue dos seus sacrifícios será derramado ao lado do altar do Senhor, do seu Deus, mas vocês poderão comer a carne.

Deuteronômio 12:27

Significado de Deuteronômio 12:27

Um holocausto é um sacrifício em que a vítima é completamente queimada no altar.

Os holocaustos devem ser apresentados no altar do Senhor, o Deus de Israel.

O Senhor, o Deus mencionado na passagem, é o Deus de Israel, que é adorado pelos judeus e cristãos.

O sangue dos sacrifícios é derramado ao lado do altar como uma forma de purificação e expiação pelos pecados.

É permitido comer a carne dos sacrifícios, desde que seja feito de acordo com as instruções de Deus.

Qualquer pessoa que siga as instruções de Deus pode oferecer um holocausto.

O propósito de oferecer um holocausto é mostrar a devoção e submissão a Deus, bem como buscar a purificação e expiação pelos pecados.

Existem outros tipos de sacrifícios mencionados na Bíblia, como o sacrifício de paz e o sacrifício de oferta de manjares.

Se alguém não seguir essas instruções, pode ser considerado um pecado e uma desobediência a Deus.

Essas instruções são consideradas relevantes pelos cristãos que seguem a Bíblia como uma forma de entender a vontade de Deus e buscar a purificação e a salvação. No entanto, a prática de sacrifícios físicos não é mais necessária, pois Jesus Cristo se tornou o sacrifício final pelos pecados da humanidade.

Explicação de Deuteronômio 12:27

A prática dos holocaustos e o derramamento de sangue em nome de Deus

No Antigo Testamento, a prática de oferecer holocaustos a Deus era comum entre os hebreus. Esses sacrifícios eram realizados como forma de agradecimento ou para pedir perdão pelos pecados cometidos. O livro de Deuteronômio, que significa "segunda lei", apresenta uma série de instruções para o povo de Israel, incluindo as orientações sobre como realizar os holocaustos.

No capítulo 12, versículo 27, o texto diz que os holocaustos deveriam ser apresentados no altar do Senhor, acompanhados tanto da carne quanto do sangue. O sangue dos sacrifícios deveria ser derramado ao lado do altar, como forma de purificação, mas a carne poderia ser consumida pelo próprio ofertante e sua família.

Essa prática era comum em diversas culturas antigas, mas para os hebreus, o holocausto era uma forma de se aproximar de Deus e de demonstrar sua devoção. O derramamento de sangue era visto como uma forma de purificação, já que o sangue era considerado a fonte da vida.

No entanto, com o tempo, essa prática foi sendo questionada e até mesmo condenada por alguns profetas, que acreditavam que Deus não se agradava do derramamento de sangue e que o verdadeiro sacrifício deveria ser o arrependimento e a mudança de comportamento.

Com a chegada do Novo Testamento, a prática dos holocaustos foi substituída pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz, que se ofereceu como sacrifício perfeito e definitivo pelos pecados da humanidade. A partir daí, a comunhão com Deus passou a ser alcançada por meio da fé em Jesus e não mais por meio de sacrifícios de animais.

Hoje em dia, a prática dos holocaustos é considerada cruel e desnecessária, mas ainda é realizada por algumas culturas e religiões em todo o mundo. No entanto, para os cristãos, o sacrifício de Jesus é a única forma de se aproximar de Deus e de ter a vida eterna.

Versões

Bíblia NAA
27

E ali, sobre o altar do Senhor , seu Deus, vocês oferecerão os seus holocaustos, a carne e o sangue. Derramem o sangue dos seus sacrifícios sobre o altar do Senhor , seu Deus; porém a carne vocês podem comer.

Bíblia NTLH
27

e ali no altar do Senhor devem ser oferecidos os animais que são completamente queimados. E ofereçam também em sacrifício os outros animais; despejem o sangue em cima do altar e comam a carne.