Deuteronômio 10:15

15

No entanto, o Senhor se afeiçoou aos seus antepassados e os amou, e a vocês, descendentes deles, escolheu entre todas as nações, como hoje se vê.

Significado do Versículo

Os antepassados mencionados no versículo são Abraão, Isaque e Jacó, que foram escolhidos por Deus para serem os pais da nação de Israel.

Deus se afeiçoou aos antepassados porque eles foram fiéis a Ele e obedeceram aos Seus mandamentos.

Deus escolheu os descendentes dos antepassados por meio de uma aliança que Ele fez com eles, prometendo ser o Deus deles e dar-lhes a terra de Canaã como herança.

Ser escolhido por Deus significa ter um relacionamento especial com Ele e receber bênçãos e proteção divinas.

Deus escolheu os descendentes dos antepassados para cumprir Seus propósitos e mostrar Seu poder e glória por meio deles.

A maioria das pessoas não sabe se são descendentes dos antepassados mencionados no versículo, mas isso não é importante para ser escolhido por Deus.

As outras nações não foram escolhidas por Deus da mesma forma que Israel, mas ainda podem ter um relacionamento com Ele por meio da fé em Jesus Cristo.

Podemos ser escolhidos por Deus por meio da fé em Jesus Cristo e obediência aos Seus mandamentos.

A importância de ser escolhido por Deus é ter um relacionamento especial com Ele e ser usado por Ele para cumprir Seus propósitos na terra.

Explicação de Deuteronômio 10:15

A escolha divina dos descendentes dos antepassados

Há um versículo na Bíblia que fala sobre a escolha divina dos descendentes dos antepassados. Esse versículo é Deuteronômio 10:15, que diz: "No entanto, o Senhor se afeiçoou aos seus antepassados e os amou, e a vocês, descendentes deles, escolheu entre todas as nações, como hoje se vê."

A história por trás desse versículo começa com Abraão, o patriarca dos judeus. Deus escolheu Abraão para ser o pai de uma grande nação, e prometeu que seus descendentes seriam tão numerosos quanto as estrelas do céu. Essa nação seria abençoada por Deus e seria uma bênção para todas as outras nações da Terra.

Ao longo dos séculos, os descendentes de Abraão passaram por muitas dificuldades. Eles foram escravizados no Egito, foram perseguidos pelos filisteus e pelos babilônios, e foram exilados da sua própria terra. Mas Deus sempre esteve com eles, protegendo-os e guiando-os através de seus líderes, como Moisés, Josué e Davi.

No tempo de Moisés, Deus renovou sua aliança com os judeus e lhes deu a lei, que deveriam seguir para serem fiéis a ele. Foi nesse contexto que Moisés falou as palavras do versículo em questão. Ele lembrou aos judeus que Deus os escolheu entre todas as nações da Terra, não porque eles eram melhores do que os outros, mas porque Deus amava seus antepassados e tinha um plano para eles.

Essa escolha divina não significava que os judeus eram superiores aos outros povos. Pelo contrário, eles tinham uma responsabilidade maior, porque Deus os havia escolhido para serem seus representantes na Terra. Eles deveriam ser um exemplo de justiça, amor e misericórdia, e deveriam levar a mensagem de Deus a todas as nações.

Infelizmente, os judeus nem sempre cumpriram essa missão. Eles se afastaram de Deus, adoraram ídolos e se envolveram em guerras e violência. Como resultado, foram punidos por Deus, através de invasões estrangeiras e exílios.

Mas Deus nunca abandonou seu povo. Ele sempre enviou profetas para lembrá-los de sua aliança e chamá-los ao arrependimento. E no final, Deus enviou seu próprio filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade do pecado e da morte.

Hoje em dia, o versículo de Deuteronômio 10:15 ainda é uma lembrança para os judeus e para todos os cristãos de que Deus escolheu seu povo para um propósito especial. Eles são chamados a serem luz para o mundo, a levar a mensagem de Deus a todos os povos e a viver uma vida de amor e serviço.

Versões

15

Mas o Senhor se afeiçoou tão somente aos pais de vocês para os amar; e a vocês, descendentes deles, ele escolheu do meio de todos os povos, como hoje se vê.

15

Mas o amor dele pelos antepassados de vocês foi tão grande, que de todos os povos do mundo ele escolheu vocês, e até o dia de hoje vocês são o seu povo escolhido.