Deuteronômio 1:38
Mas o seu auxiliar, Josué, filho de Num, entrará. Encoraje-o, pois ele fará com que Israel tome posse dela.
Significado de Deuteronômio 1:38
O "seu" se refere a Moisés.
A terra que Israel tomará posse é a terra prometida por Deus aos seus antepassados, a terra de Canaã.
Josué era um dos líderes de Israel e foi escolhido por Deus para ser o sucessor de Moisés. Seu papel era liderar o povo de Israel na conquista da terra prometida.
Moisés não entrará na terra prometida porque desobedeceu a Deus em um momento anterior e foi punido por isso.
Josué será encorajado por Moisés e pelo próprio Deus, que prometeu estar com ele e ajudá-lo em sua missão.
Josué fará com que Israel tome posse da terra através da liderança e da obediência a Deus.
Josué foi escolhido como sucessor de Moisés por sua fidelidade e obediência a Deus, além de suas habilidades de liderança.
O livro de Deuteronômio é uma recapitulação da lei e da história de Israel, com ênfase na importância da obediência a Deus e na fidelidade à aliança.
A mensagem deste versículo nos lembra da importância de encorajar e apoiar os líderes em nossas vidas, bem como confiar em Deus para nos guiar e nos ajudar em nossas missões.
Podemos encorajar e apoiar os líderes em nossas vidas através da oração, do encorajamento verbal e do apoio prático. Também podemos aprender com a liderança de Josué e buscar ser fiéis e obedientes a Deus em nossas próprias vidas.
Explicação de Deuteronômio 1:38
A história da sucessão de Moisés por Josué como líder de Israel
Deuteronômio 1:38 é uma passagem bíblica que fala sobre a sucessão de Moisés por Josué como líder de Israel. Essa passagem é importante porque marca o momento em que Moisés, o grande líder do povo de Israel, passa o bastão para o seu auxiliar, Josué.
Moisés liderou o povo de Israel durante quarenta anos, desde a saída do Egito até a chegada às portas da Terra Prometida. Durante esse tempo, ele enfrentou muitos desafios e dificuldades, mas sempre contou com a ajuda de Josué, seu fiel auxiliar.
Quando chegou o momento de entrar na Terra Prometida, Moisés convocou uma assembleia do povo de Israel e lhes falou sobre a importância de obedecer aos mandamentos de Deus. Ele também anunciou que não seria ele quem os conduziria à Terra Prometida, mas sim Josué.
Moisés sabia que sua missão estava chegando ao fim e que era hora de passar o bastão para o seu sucessor. Ele encorajou o povo de Israel a confiar em Josué e a seguir suas orientações, pois ele seria o líder que os conduziria à Terra Prometida.
Josué, por sua vez, recebeu a missão com humildade e determinação. Ele sabia que tinha grandes responsabilidades pela frente, mas confiava em Deus e em seu próprio potencial para liderar o povo de Israel.
Assim, Josué liderou o povo de Israel na conquista da Terra Prometida e estabeleceu-se como um grande líder, lembrado até hoje como um dos maiores heróis da história de Israel.
Deuteronômio 1:38 é uma passagem que nos ensina sobre a importância da sucessão e da continuidade. Moisés soube reconhecer que sua missão estava chegando ao fim e que era hora de passar o bastão para um sucessor capaz. Josué, por sua vez, soube assumir a responsabilidade com humildade e determinação, e conduziu o povo de Israel à vitória.
Essa passagem também nos ensina sobre a importância da confiança em Deus e em nós mesmos. Moisés confiou em Josué e encorajou o povo de Israel a fazer o mesmo. Josué, por sua vez, confiou em Deus e em seu próprio potencial para liderar o povo de Israel.
Assim, a história da sucessão de Moisés por Josué é uma lição de liderança, confiança e continuidade que pode nos inspirar até hoje.
Versões
Josué, filho de Num, que está diante de você, ele é quem vai entrar; anime-o, porque ele fará com que Israel a receba por herança.
O seu ajudante, Josué, filho de Num, é que vai entrar. Anime-o, pois ele vai comandar o povo de Israel na conquista da terra.”