Daniel 9:26
Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
Significado de Daniel 9:26
O Ungido se refere a Jesus Cristo.
São mencionadas sessenta e duas semanas antes da morte do Ungido.
A cidade e o lugar santo serão destruídos.
O povo do governante que virá será responsável pela destruição.
Isso significa que o fim será repentino e avassalador.
Foi decretado que haveria desolações.
A passagem foi escrita durante o exílio babilônico, quando os judeus estavam longe de sua terra natal.
Essa passagem se relaciona com outras profecias bíblicas que falam sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo e a destruição de Jerusalém.
A mensagem principal é que Deus é soberano sobre a história e que mesmo em meio à desolação e destruição, Ele tem um plano para a salvação da humanidade.
Explicação de Daniel 9:26
A profecia sobre a destruição da cidade e do lugar santo
Há muito tempo, um homem chamado Daniel recebeu uma visão de Deus sobre o futuro de seu povo. Ele viu que haveria um período de setenta semanas de anos, durante o qual Deus cumpriria todas as suas promessas e traria a salvação para o seu povo. Mas no meio desse período, algo terrível aconteceria.
Depois de sessenta e duas semanas, um Ungido seria morto e não haveria mais lugar para ele. Essa profecia se referia a Jesus Cristo, que foi crucificado pelos romanos cerca de 483 anos depois de Daniel ter recebido a visão. A partir daquele momento, a cidade de Jerusalém e o templo sagrado seriam destruídos pelo povo do governante que viria.
Essa parte da profecia se cumpriu em 70 d.C., quando os romanos invadiram Jerusalém e destruíram o templo. Foi um momento de grande tristeza e desolação para o povo judeu, que perdeu seu lugar de adoração e sua cidade sagrada.
Mas a profecia não termina aí. Ela diz que o fim virá como uma inundação, e que guerras continuarão até o fim. Isso significa que haverá muita dor e sofrimento no mundo até que Jesus volte para estabelecer seu reino de paz e justiça.
A profecia de Daniel é um lembrete para nós de que Deus tem um plano para a história humana, e que ele está no controle, mesmo quando as coisas parecem estar fora de controle. Ele prometeu que um dia todas as coisas serão restauradas e que a justiça prevalecerá.
Enquanto isso, cabe a nós confiar em Deus e viver de acordo com seus mandamentos, esperando com paciência e esperança pelo dia em que ele cumprirá todas as suas promessas.
Versões
Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto e não terá nada. O povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário. O seu fim virá como uma inundação. Até o fim haverá guerra, e desolações foram determinadas.
No fim desse tempo, o líder escolhido por Deus será morto injustamente. Chegará um rei com o seu exército e destruirá a cidade e o Templo. O fim virá como uma enchente, trazendo a guerra e as destruições que Deus resolveu mandar.