Daniel 3:19

19

Nabucodonosor ficou tão furioso com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que o seu semblante mudou. Deu ordens para que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais do que de costume

Significado do Versículo

Nabucodonosor ficou furioso porque Sadraque, Mesaque e Abede-Nego se recusaram a adorar a estátua de ouro que ele havia feito.

Nabucodonosor ordenou que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais do que de costume.

Nabucodonosor havia ameaçado jogá-los na fornalha ardente.

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego se recusaram a adorar a estátua de ouro porque eles adoravam somente a Deus.

Nabucodonosor ficou muito irritado e ordenou que eles fossem jogados na fornalha.

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram jogados na fornalha por homens que estavam a serviço de Nabucodonosor.

Os homens que jogaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha morreram queimados pelo calor intenso.

Quando Nabucodonosor olhou para dentro da fornalha, ele viu quatro homens andando livremente, mesmo estando no meio do fogo.

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram salvos da fornalha por um anjo enviado por Deus.

Após ver Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saírem ilesos da fornalha, Nabucodonosor reconheceu o poder de Deus e elogiou os três homens por sua fé.

Explicação de Daniel 3:19

A ira de Nabucodonosor: a história da fornalha superaquecida

O versículo em questão faz parte do livro de Daniel, que conta a história de um jovem judeu que se torna um importante conselheiro do rei Nabucodonosor, governante da Babilônia. No capítulo 3, Nabucodonosor manda construir uma estátua de ouro e ordena que todos os seus súditos a adorem. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, três amigos de Daniel que também são judeus, se recusam a obedecer a ordem do rei, pois isso seria uma violação do primeiro mandamento da lei de Deus, que proíbe a adoração de ídolos.

Nabucodonosor fica furioso com a desobediência dos três amigos de Daniel e ordena que eles sejam jogados em uma fornalha acesa. Para aumentar a intensidade do fogo, ele ordena que a fornalha seja aquecida sete vezes mais do que o normal. Os soldados que levam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego até a fornalha são consumidos pelas chamas, mas os três amigos de Daniel são protegidos por um anjo enviado por Deus. Nabucodonosor fica impressionado com o milagre e reconhece a grandeza do Deus dos judeus.

A história da fornalha superaquecida é um exemplo de coragem e fé dos três amigos de Daniel, que preferiram enfrentar a morte a renunciar à sua crença em Deus. Além disso, ela mostra como Deus pode intervir na vida das pessoas para protegê-las e mostrar o seu poder. Para os judeus, essa história é um símbolo da fidelidade a Deus e da confiança na sua proteção, mesmo em situações extremas. Para os cristãos, ela é um prenúncio da proteção divina que Jesus oferece aos seus seguidores diante das adversidades da vida.

Versões

19

Então Nabucodonosor se encheu de fúria e o aspecto do seu rosto se alterou em relação a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Ordenou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume.

19

Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva, mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume.