Daniel 2:9

9

Se não me contarem o sonho, todos vocês receberão a mesma sentença; pois vocês combinaram enganar-me com mentiras, esperando que a situação mudasse. Contem-me o sonho, e saberei que vocês são capazes de interpretá-lo para mim".

Daniel 2:9

Significado de Daniel 2:9

O rei Nabucodonosor disse essa frase.

O rei havia tido um sonho que o perturbou e pediu que seus sábios e magos o interpretassem, mas eles não conseguiram.

Todos receberiam a mesma sentença.

O rei não contou o sonho porque queria ter certeza de que seus sábios e magos eram realmente capazes de interpretá-lo.

O objetivo do rei era saber o significado do sonho e, assim, tomar decisões importantes para o seu reino.

Os sábios e magos seriam responsáveis por interpretar o sonho.

O rei não confiava nos seus sábios e magos porque eles já haviam falhado em outras ocasiões.

O sonho era importante para o rei porque ele acreditava que tinha um significado especial.

Os sábios e magos ficaram assustados e disseram que era impossível atender ao pedido do rei.

Essa passagem mostra a sabedoria e a coragem de Daniel, que foi capaz de interpretar o sonho do rei e se tornou um conselheiro importante no reino de Nabucodonosor.

Explicação de Daniel 2:9

A ameaça do rei: a história da exigência do sonho

Era uma época em que os reis eram temidos e respeitados por todos. E o rei da Babilônia não era diferente. Ele era um homem poderoso e sabia disso. Por isso, quando teve um sonho que o deixou perturbado, decidiu que não contaria a ninguém o que havia visto. Em vez disso, ele chamou todos os seus sábios e magos e lhes fez uma exigência: eles deveriam contar-lhe o sonho e, em seguida, interpretá-lo. Se não o fizessem, seriam punidos.

Os sábios ficaram chocados com a exigência do rei. Como poderiam contar-lhe um sonho que não haviam visto? E como poderiam interpretá-lo sem saber do que se tratava? Mas o rei não queria saber de desculpas. Ele estava convencido de que seus sábios eram capazes de realizar tal feito. E, assim, deu-lhes um ultimato: se não contassem o sonho, seriam punidos com a morte.

Os sábios ficaram desesperados. Eles sabiam que não podiam realizar o que o rei estava pedindo. Mas, ao mesmo tempo, não podiam simplesmente aceitar a morte como punição. Foi então que um jovem chamado Daniel se apresentou diante do rei. Ele disse que era capaz de contar-lhe o sonho e interpretá-lo. O rei ficou surpreso, mas decidiu dar-lhe uma chance.

Daniel orou a Deus e, em seguida, contou ao rei o que havia visto em seu sonho. Ele disse que o rei havia visto uma grande estátua, com a cabeça de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés de ferro misturado com barro. Em seguida, Daniel interpretou o sonho, dizendo que a estátua representava os reinos da Terra, que seriam substituídos por um reino eterno, estabelecido por Deus.

O rei ficou impressionado com a sabedoria de Daniel e o nomeou como um dos seus conselheiros. E, assim, os sábios foram poupados da morte. Mas a história de Daniel e o sonho do rei ficou registrada na Bíblia, como um exemplo de fé e coragem. E, até hoje, é lembrada como um lembrete de que Deus é capaz de revelar mistérios aos seus servos, quando eles confiam nele.

Versões

Bíblia NAA
9

isto é, se não me contarem o sonho, todos vocês receberão a mesma sentença. Vocês combinaram dizer palavras mentirosas e perversas na minha presença, esperando que a situação mude. Portanto, contem-me o sonho, e saberei que vocês podem me dar a interpretação.

Bíblia NTLH
9

que, se vocês não me contarem o sonho, vou dar a todos o mesmo castigo. Vocês já combinaram me enganar com mentiras e falsidades, esperando que a situação mude. Contem-me o sonho, e então eu saberei que também poderão explicar o que ele quer dizer.