Daniel 2:28
mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:
Significado de Daniel 2:28
O Deus que revela os mistérios é o Deus dos céus.
Foi revelado ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias.
O rei teve esse sonho enquanto estava deitado em sua cama.
O rei não conseguia se lembrar do sonho porque era um sonho muito perturbador.
Daniel conseguiu interpretar o sonho através da ajuda de Deus.
O sonho revelou que haveria quatro reinos na Terra, cada um mais poderoso que o anterior.
A "pedra cortada sem auxílio humano" representa o reino de Deus que destruirá todos os outros reinos.
De acordo com a interpretação de Daniel, nos últimos dias, Deus estabelecerá seu reino na Terra.
Essa passagem se relaciona com outras profecias bíblicas que falam sobre o fim dos tempos e o estabelecimento do reino de Deus.
A mensagem principal que podemos extrair desta passagem é que Deus é o soberano sobre todos os reinos da Terra e que ele tem um plano para o futuro da humanidade.
Explicação de Daniel 2:28
A Revelação dos Mistérios Divinos: A História por Trás de Daniel 2:28
Daniel era um jovem judeu que, juntamente com seus amigos, foi levado para a Babilônia após a conquista de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor. Lá, ele foi treinado para servir na corte do rei e, por sua sabedoria e habilidade em interpretar sonhos, tornou-se um conselheiro importante.
Certa noite, o rei teve um sonho perturbador que o deixou ansioso por saber seu significado. Ele convocou seus sábios e adivinhos para interpretá-lo, mas nenhum deles conseguiu. Frustrado, Nabucodonosor ordenou que todos os sábios da Babilônia fossem executados.
Quando Daniel soube disso, pediu ao rei uma chance de interpretar o sonho. Com a permissão do rei, Daniel orou a Deus pedindo sabedoria e revelação. Naquela noite, Deus revelou a Daniel o significado do sonho.
No sonho, o rei viu uma grande estátua com a cabeça de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés de barro e ferro. Em seguida, uma pedra cortada sem auxílio humano atingiu a estátua nos pés, fazendo-a desmoronar e se desintegrar em pó. A pedra, por sua vez, cresceu e se tornou uma grande montanha que encheu toda a terra.
Daniel explicou ao rei que a estátua representava quatro impérios sucessivos: o império babilônico (representado pela cabeça de ouro), o império medo-persa (representado pelo peito e braços de prata), o império grego (representado pelo ventre e coxas de bronze) e o império romano (representado pelas pernas de ferro e pés de barro e ferro). A pedra que destruiu a estátua representava o reino de Deus, que iria destruir todos esses impérios e estabelecer um reino eterno.
O rei ficou tão impressionado com a interpretação de Daniel que o nomeou governador da província da Babilônia e o colocou em uma posição de grande influência. Daniel reconheceu que a revelação dos mistérios divinos era um dom de Deus e deu toda a glória a Ele.
A história de Daniel 2:28 é um exemplo da fidelidade de Deus em revelar Seus planos e mistérios aos Seus servos fiéis. Daniel, um jovem judeu em uma terra estrangeira, confiou em Deus e foi usado para trazer a revelação divina ao rei Nabucodonosor. A interpretação do sonho não só salvou a vida de Daniel e seus amigos, mas também lhes deu uma posição de influência na corte babilônica. A história também mostra que Deus tem um plano para a história humana e que Seu reino eterno irá prevalecer sobre todos os impérios terrenos.
Versões
Mas há um Deus no céu, que revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que vai acontecer nos últimos dias. O sonho e as visões que o senhor teve, quando estava em sua cama, são estes:
Mas há um Deus no céu, que explica mistérios. Foi por meio do sonho que ele fez o senhor saber o que vai acontecer no futuro. E agora, ó rei, eu vou explicar o sonho e as visões que o senhor teve enquanto dormia.