Colossenses 1:18

18

Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

Colossenses 1:18

Significado de Colossenses 1:18

"Ele" se refere a Jesus Cristo.

O corpo mencionado nesta passagem é a igreja.

Ser a cabeça do corpo significa ter autoridade e liderança sobre a igreja.

A igreja mencionada nesta passagem é a comunidade de crentes em Jesus Cristo.

Ser o princípio e o primogênito dentre os mortos significa que Jesus foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos e que Ele é a fonte de vida eterna.

É importante que Ele tenha a supremacia em tudo porque Ele é o Senhor e Salvador de todos os crentes e deve ser o centro de suas vidas.

A relação entre a cabeça e o corpo é que a cabeça dá direção e liderança ao corpo, assim como Jesus dá direção e liderança à igreja.

Essa passagem se relaciona com a ressurreição de Cristo porque Ele é o primogênito dentre os mortos e Sua ressurreição é a base da esperança dos crentes em sua própria ressurreição.

Ser o primogênito dentre os mortos significa que Jesus foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos e que Ele é a fonte de vida eterna.

Essa passagem se relaciona com a liderança de Cristo porque Ele é a cabeça da igreja e tem autoridade sobre ela. Os crentes devem seguir Sua liderança e obedecer a Sua vontade.

Explicação de Colossenses 1:18

A Supremacia de Cristo como Cabeça da Igreja

O versículo que afirma a supremacia de Cristo como Cabeça da Igreja é uma das passagens mais significativas do Novo Testamento. Ele é encontrado na carta aos Colossenses, escrita pelo apóstolo Paulo, que estava preocupado com a influência de falsos mestres que estavam tentando desviar os cristãos da verdadeira fé em Cristo.

Nesse contexto, Paulo começa a descrever a grandeza de Cristo, afirmando que Ele é o Filho amado de Deus, o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, o sustentador do universo e o redentor da humanidade. Em seguida, ele declara que Cristo é a cabeça do corpo, que é a igreja.

Essa metáfora da igreja como um corpo com Cristo como cabeça é muito significativa. Ela sugere que a igreja é um organismo vivo, composto por muitos membros que trabalham juntos em harmonia, sob a liderança de Cristo. Como cabeça, Cristo é o líder supremo, que dá direção, sabedoria e poder para a igreja cumprir sua missão na Terra.

Além disso, Paulo afirma que Cristo é o princípio e o primogênito dentre os mortos. Isso significa que Ele é o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, inaugurando uma nova era de vida eterna para todos os que creem Nele. Essa ressurreição é a prova definitiva de que Cristo tem poder sobre a morte e o inferno, e que Ele é o único caminho para a salvação.

Por fim, Paulo conclui que Cristo deve ter a supremacia em tudo. Isso significa que Ele deve ser o centro de todas as coisas na vida da igreja e dos cristãos individuais. Ele deve ser adorado, obedecido, amado e seguido em todas as áreas da vida. Só assim a igreja pode cumprir sua missão de levar o evangelho a todo o mundo e transformar a sociedade à imagem de Cristo.

Essa passagem é uma das mais importantes do Novo Testamento, porque resume a grandeza de Cristo e a missão da igreja. Ela nos lembra que Cristo é o centro de tudo, e que só Nele podemos encontrar a vida eterna e a salvação. Que possamos sempre reconhecer a supremacia de Cristo em nossas vidas e em nossa igreja, e seguir seus passos com fidelidade e amor.

Versões

Bíblia NAA
18

Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas.

Bíblia NTLH
18

Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo.