Atos 8:18

18

Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro

Atos 8:18

Significado de Atos 8:18

Isso significa que o Espírito Santo era transmitido aos crentes por meio da imposição das mãos dos apóstolos.

Simão era um homem que havia praticado magia e se tornou um seguidor de Filipe, o evangelista. Ele ofereceu dinheiro porque queria ter o poder de dar o Espírito Santo.

Este versículo faz parte da história de Filipe pregando o evangelho na Samaria e batizando muitos crentes. Simão também se tornou um crente, mas sua motivação era egoísta.

Simão queria comprar o poder de dar o Espírito Santo para ganhar fama e poder.

Os apóstolos repreenderam Simão por sua oferta e o exortaram a se arrepender de sua maldade.

Isso mostra como a igreja primitiva lidava com questões de poder e influência.

Este versículo destaca a importância de ter motivações corretas ao buscar o poder de Deus.

Podemos aplicar isso à nossa vida cristã hoje, lembrando que o poder de Deus não pode ser comprado ou vendido.

A resposta de Simão mostra como a natureza humana pode ser corrupta e egoísta.

Isso se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre o Espírito Santo sendo dado aos crentes, como em Atos 2:38 e João 20:22.

Explicação de Atos 8:18

A tentação da compra do Espírito Santo

Na história bíblica, há um relato sobre um homem chamado Simão, que ficou maravilhado com os milagres que os apóstolos realizavam em nome de Jesus. Ele se converteu ao cristianismo e foi batizado, mas quando viu que o Espírito Santo era dado aos crentes através da imposição das mãos dos apóstolos, ele ofereceu dinheiro em troca do poder divino.

Os apóstolos Pedro e João estavam pregando em Samaria e muitas pessoas estavam sendo batizadas e recebendo o Espírito Santo. Quando Simão viu isso, ele ficou impressionado e ofereceu dinheiro aos apóstolos, dizendo: "Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo" (Atos 8:19).

Pedro ficou indignado com a proposta de Simão e o repreendeu duramente, dizendo: "O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro" (Atos 8:20). Pedro explicou que o Espírito Santo não pode ser comprado e que a salvação é um dom gratuito de Deus, que não pode ser adquirido com dinheiro.

Simão, então, pediu aos apóstolos que orassem por ele, para que não sofresse as consequências de sua tentativa de comprar o Espírito Santo. Os apóstolos oraram por ele e ele se arrependeu de seu pecado.

Essa história é um lembrete de que a salvação não pode ser comprada e que o Espírito Santo é um dom gratuito de Deus. Simão aprendeu essa lição da maneira mais difícil, mas seu arrependimento mostra que ele reconheceu seu erro e buscou a misericórdia de Deus.

Hoje em dia, ainda há pessoas que tentam comprar a salvação ou o poder divino através de doações financeiras ou outras formas de barganha. Mas a mensagem da Bíblia é clara: a salvação é um dom gratuito de Deus, que não pode ser comprado ou vendido. A única maneira de receber a salvação é através da fé em Jesus Cristo e do arrependimento dos pecados.

Versões

Bíblia NAA
18

Quando Simão viu que, pelo fato de os apóstolos imporem as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro,

Bíblia NTLH
18

Simão viu que, quando os apóstolos punham as mãos sobre as pessoas, Deus dava a elas o Espírito Santo. Por isso ofereceu dinheiro a Pedro e a João,