Atos 7:53

53

vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram".

Significado do Versículo

Os "vocês" mencionados na passagem são os líderes religiosos judeus que estavam ouvindo o discurso de Estêvão.

A Lei mencionada na passagem é a Lei de Moisés, que foi dada por Deus aos israelitas.

Os anjos mencionados na passagem são os anjos que foram usados por Deus para entregar a Lei a Moisés no Monte Sinai.

Os destinatários da mensagem não obedeceram à Lei ao rejeitar a Jesus Cristo como o Messias prometido.

O contexto histórico da passagem é a defesa de Estêvão diante do Sinédrio, o conselho judaico que o acusou de blasfêmia.

O propósito da passagem é mostrar que os líderes religiosos judeus eram culpados de rejeitar a Lei de Deus, mesmo tendo recebido-a por intermédio de anjos.

A passagem se relaciona com o restante do livro de Atos ao mostrar a oposição que os primeiros cristãos enfrentaram dos líderes religiosos judeus.

A passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a importância de obedecer à Lei de Deus e de reconhecer Jesus Cristo como o Messias prometido.

A passagem se aplica à vida cristã hoje ao lembrar os cristãos da importância de obedecer à Lei de Deus e de reconhecer Jesus Cristo como o Messias prometido.

A mensagem principal da passagem é que a desobediência à Lei de Deus tem consequências graves e que é importante reconhecer Jesus Cristo como o Messias prometido.

Explicação de Atos 7:53

A desobediência à Lei divina: a história por trás de uma referência bíblica

Em Atos 7:53, há uma referência àqueles que receberam a Lei por meio de anjos, mas não a obedeceram. Essa passagem é uma referência direta à história do povo de Israel, que recebeu a Lei de Deus através de Moisés, mas frequentemente desobedeceu a ela.

A história começa com a libertação dos israelitas da escravidão no Egito. Deus escolheu Moisés para liderar seu povo e guiá-los para a Terra Prometida. No Monte Sinai, Deus entregou a Moisés os Dez Mandamentos e outras leis que deveriam guiar a vida do povo de Israel.

No entanto, apesar de terem recebido essas leis diretamente de Deus, os israelitas frequentemente desobedeceram a elas. Eles se rebelaram contra Moisés e contra Deus, adorando outros deuses e se entregando a práticas imorais. Eles também se recusaram a confiar em Deus, reclamando constantemente e questionando sua liderança.

Essa desobediência levou a consequências graves. Deus puniu o povo de Israel com pragas, fome e guerra. Eles foram conquistados por outros povos e levados para o exílio. No entanto, mesmo depois de tudo isso, muitos israelitas ainda se recusaram a se arrepender e obedecer a Deus.

A referência em Atos 7:53 é uma lembrança desses eventos. O autor, Estêvão, está falando com os líderes religiosos judeus e os acusando de serem como seus antepassados, que receberam a Lei de Deus, mas não a obedeceram. Ele está apontando para o fato de que eles também estão se recusando a seguir a vontade de Deus e estão rejeitando Jesus como o Messias.

Essa referência é um lembrete para todos nós de que a desobediência à vontade de Deus tem consequências graves. É um chamado para nos arrependermos de nossos pecados e nos voltarmos para Deus em obediência e confiança.

Versões

53

vocês que receberam a lei por ministério de anjos e não a guardaram.

53

Vocês receberam a lei por meio de anjos e não têm obedecido a essa lei.