Atos 7:24

24

Ao ver um deles sendo maltratado por um egípcio, saiu em defesa do oprimido e o vingou, matando o egípcio.

Significado do Versículo

"Um deles" se refere a um hebreu que estava sendo maltratado pelo egípcio.

O egípcio é um opressor que estava maltratando o hebreu.

O hebreu estava sendo maltratado pelo egípcio porque ele era um escravo.

Moisés matou o egípcio porque ele estava defendendo o hebreu oprimido.

A justificativa para a ação de Moisés em matar o egípcio é debatida entre os estudiosos.

Moisés fugiu depois de matar o egípcio porque ele temia pela sua vida.

A ação de Moisés em matar o egípcio demonstra sua disposição em defender seu povo e sua identidade como líder.

A ação de Moisés em matar o egípcio se relaciona com sua identidade como libertador do povo de Israel porque ele estava lutando contra a opressão egípcia.

O significado teológico da ação de Moisés em matar o egípcio é que Deus estava usando Moisés para libertar seu povo da opressão egípcia.

Explicação de Atos 7:24

A história de um homem que se levantou contra a opressão e fez justiça

Um jovem hebreu, criado em meio à escravidão no Egito, cresceu vendo seu povo ser maltratado e oprimido pelos egípcios. Mas ele não se conformava com essa realidade e, um dia, ao presenciar um de seus irmãos sendo agredido por um egípcio, não hesitou em intervir. Ele saiu em defesa do oprimido e, em um ato de coragem, matou o agressor.

Esse jovem era Moisés, que mais tarde se tornaria um dos maiores líderes da história do povo hebreu. Mas naquele momento, ele teve que fugir do Egito para escapar da ira do faraó, que queria vingança pela morte do egípcio. Moisés foi para a terra de Midiã, onde se casou e passou anos como um simples pastor de ovelhas.

Mas Deus tinha outros planos para Moisés. Ele o chamou para liderar seu povo na libertação da escravidão no Egito e conduzi-los à terra prometida. E Moisés, mesmo relutante no início, acabou aceitando o chamado divino e se tornou um dos maiores heróis da fé.

A história de Moisés nos ensina que não devemos nos conformar com a opressão e a injustiça. Devemos nos levantar contra elas e lutar pela justiça e pela liberdade. E, mais do que isso, devemos confiar em Deus e em seu poder para nos capacitar a fazer a diferença no mundo.

O versículo em questão, Atos 7:24, é uma referência a esse episódio da vida de Moisés. Ele é citado no discurso de Estêvão, um dos primeiros líderes da igreja cristã, que foi martirizado por sua fé. Estêvão estava sendo julgado pelos líderes religiosos judeus, que o acusavam de blasfêmia, e usou seu discurso para mostrar como a história de Israel apontava para Jesus como o Messias.

Ao citar a história de Moisés, Estêvão queria mostrar como Deus havia levantado líderes para libertar seu povo em momentos de opressão. E ele também queria mostrar como Jesus era o maior desses líderes, que havia vindo para libertar a humanidade da escravidão do pecado e da morte.

Assim, a história de Moisés e o versículo em Atos 7:24 nos ensinam que devemos lutar contra a opressão e a injustiça, confiando em Deus e em seu poder para nos capacitar a fazer a diferença no mundo. Eles também nos apontam para Jesus como o maior líder e libertador da história, que veio para nos dar vida em abundância e nos conduzir à verdadeira liberdade.

Versões

24

Vendo um homem ser maltratado, saiu em defesa dele e vingou o oprimido, matando o egípcio.

24

Ali viu um egípcio maltratando um homem do seu povo. Então defendeu o israelita e o vingou, matando o egípcio.