Atos 5:40
Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade.
Significado de Atos 5:40
Gamaliel era um renomado mestre da lei judaica e membro do Sinédrio, o conselho supremo dos líderes religiosos judeus.
Os líderes judeus mandaram açoitar os apóstolos por estarem pregando em nome de Jesus, o que era considerado uma blasfêmia pelos judeus.
Os líderes judeus ordenaram que os apóstolos não falassem em nome de Jesus para tentar deter a propagação do cristianismo entre os judeus.
Os apóstolos não obedeceram à ordem de não falar em nome de Jesus e continuaram pregando o evangelho.
A comunidade cristã se uniu em oração diante da perseguição aos apóstolos e continuou a crescer em número e fé.
Gamaliel aconselhou os líderes judeus a deixarem os apóstolos em paz porque, se a pregação dos apóstolos fosse de origem humana, ela acabaria por si só. Mas, se fosse de origem divina, os líderes judeus estariam lutando contra Deus.
O resultado da decisão dos líderes judeus de deixarem os apóstolos em liberdade foi que a pregação do evangelho se espalhou ainda mais e muitas pessoas se converteram ao cristianismo.
Essa passagem nos ensina que a relação entre o cristianismo e o judaísmo era tensa e que a pregação do evangelho era vista como uma ameaça pelos líderes judeus.
Podemos aplicar os ensinamentos dessa passagem em nossas vidas hoje lembrando que, mesmo diante da perseguição e oposição, devemos continuar a pregar o evangelho e confiar em Deus para nos proteger e guiar. Além disso, devemos buscar a sabedoria divina em nossas decisões e ações, como fez Gamaliel.
Explicação de Atos 5:40
A sabedoria de Gamaliel: a história da liberdade dos apóstolos
No início da Igreja Cristã, os apóstolos enfrentaram muitas perseguições por pregarem sobre Jesus. Em uma dessas ocasiões, eles foram presos e levados diante do Sinédrio, o conselho judaico. Lá, foram acusados de desobedecerem às ordens de não pregarem sobre Jesus. O Sinédrio decidiu açoitá-los e proibir que falassem em nome de Jesus novamente.
No entanto, um dos membros do Sinédrio, Gamaliel, um renomado mestre da lei, pediu para falar. Ele aconselhou o conselho a ter cautela em suas ações contra os apóstolos, lembrando-os de outros líderes religiosos que surgiram e desapareceram ao longo dos anos. Ele disse que se a mensagem dos apóstolos era de Deus, então não havia nada que o Sinédrio pudesse fazer para impedi-la. Mas se não fosse de Deus, então ela desapareceria por si só.
O conselho concordou com o conselho de Gamaliel e decidiu apenas açoitar os apóstolos e proibi-los de falar em nome de Jesus novamente. Os apóstolos foram libertados e continuaram a pregar sobre Jesus.
Essa história é um exemplo da sabedoria de Gamaliel e da providência de Deus. Gamaliel reconheceu que a mensagem dos apóstolos poderia ser de Deus e, portanto, não deveria ser impedida. Ele também reconheceu que se fosse apenas uma mensagem humana, ela desapareceria por si só. A providência de Deus é vista na libertação dos apóstolos e na continuação de sua pregação.
Essa história também nos ensina sobre a importância da sabedoria e do discernimento. Gamaliel não agiu impulsivamente, mas pensou cuidadosamente sobre a situação e aconselhou o conselho de acordo. Devemos seguir seu exemplo e buscar a sabedoria e o discernimento em nossas próprias vidas.
Em resumo, a história de Atos 5:40 nos ensina sobre a sabedoria de Gamaliel, a providência de Deus e a importância da sabedoria e do discernimento em nossas próprias vidas.
Versões
Então chamaram os apóstolos e os açoitaram. E, ordenando-lhes que não falassem no nome de Jesus, os soltaram.
Então chamaram os apóstolos e os chicotearam; e aí mandaram que nunca mais falassem nada a respeito de Jesus. Depois os soltaram.