Atos 5:34

34

Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens fossem retirados por um momento.

Atos 5:34

Significado de Atos 5:34

Gamaliel era um fariseu mencionado em Atos 5:34.

Gamaliel era um mestre da lei e respeitado por todo o povo. Ele ocupava uma posição influente no Sinédrio.

Gamaliel pediu que os homens fossem retirados por um momento para que ele pudesse falar com os membros do Sinédrio sem a presença deles.

Os homens mencionados em Atos 5:34 eram os apóstolos de Jesus.

Depois que foram retirados, os apóstolos foram espancados e ameaçados pelo Sinédrio.

A situação que levou Gamaliel a falar foi a prisão dos apóstolos e a ameaça de punição por parte do Sinédrio.

O conselho de Gamaliel aos membros do Sinédrio foi que eles deixassem os apóstolos em paz e não se opusessem a eles, pois se sua obra fosse de Deus, eles não poderiam detê-los.

A razão dada por Gamaliel para seguir seu conselho foi que se a obra dos apóstolos fosse de homens, ela acabaria por si mesma, mas se fosse de Deus, eles não poderiam detê-los e ainda poderiam estar lutando contra Deus.

Os membros do Sinédrio seguiram o conselho de Gamaliel e deixaram os apóstolos em paz.

O resultado final da situação descrita em Atos 5:34 foi que os apóstolos foram libertados e continuaram a pregar o evangelho de Jesus Cristo.

Explicação de Atos 5:34

A intervenção sábia do mestre fariseu no Sinédrio

Na época em que Jesus andava pela Terra, havia um grupo de líderes religiosos chamados fariseus que eram conhecidos por serem extremamente rigorosos na observância da lei judaica. Gamaliel era um desses fariseus, um homem respeitado por todo o povo por sua sabedoria e conhecimento da lei.

Em um determinado momento, alguns apóstolos de Jesus foram presos pelo Sinédrio, o conselho judaico que governava a cidade de Jerusalém na época. Eles haviam sido acusados de pregar em nome de Jesus, algo que ia contra as tradições religiosas da época.

Durante o julgamento, os apóstolos foram interrogados e ameaçados pelos membros do Sinédrio, que queriam que eles parassem de pregar em nome de Jesus. Foi então que Gamaliel, um dos membros mais respeitados do conselho, pediu para que os homens fossem retirados por um momento.

Ele então fez um discurso sábio e ponderado, lembrando aos outros membros do Sinédrio que já haviam surgido outros líderes religiosos no passado que acabaram desaparecendo com o tempo. Ele disse que se a pregação dos apóstolos fosse de origem humana, ela acabaria desaparecendo por si só. Mas se fosse de origem divina, seria impossível detê-los.

Gamaliel também lembrou aos membros do Sinédrio que se eles perseguissem os apóstolos, estariam lutando contra Deus. Ele aconselhou que os deixassem em paz, para que a verdade pudesse ser revelada com o tempo.

Os membros do Sinédrio ficaram impressionados com a sabedoria de Gamaliel e decidiram seguir seu conselho. Eles libertaram os apóstolos e permitiram que continuassem pregando em nome de Jesus.

A referência bíblica em Atos 5:34 é um lembrete da sabedoria de Gamaliel e de como ele foi capaz de usar sua posição de influência para fazer a coisa certa. Ele não se deixou levar pelas emoções do momento, mas sim usou sua experiência e conhecimento para aconselhar os outros membros do Sinédrio a agir com sabedoria e justiça.

Versões

Bíblia NAA
34

Mas, levantando-se no Sinédrio um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, mandou que os apóstolos fossem levados para fora, por um momento.

Bíblia NTLH
34

Mas levantou-se um dos membros do Conselho, um fariseu chamado Gamaliel, que era um mestre da Lei respeitado por todos. Ele mandou que levassem os apóstolos para fora e os deixassem ali um pouco.