Atos 21:21
Eles foram informados de que você ensina todos os judeus que vivem entre os gentios a se afastarem de Moisés, dizendo-lhes que não circuncidem seus filhos nem vivam de acordo com os nossos costumes.
Significado de Atos 21:21
"Se afastarem de Moisés" significa abandonar a Lei de Moisés e seus ensinamentos.
Paulo não ensinou os judeus a não circuncidarem seus filhos.
Paulo não ensinou os judeus a não seguir os costumes judaicos.
Os judeus se preocuparam com as alegações contra Paulo porque acreditavam que ele estava minando a Lei de Moisés e os costumes judaicos.
Paulo negou as alegações e explicou que ele não estava ensinando os judeus a abandonar a Lei de Moisés.
A igreja em Jerusalém pediu a Paulo que se purificasse no templo para mostrar que ele ainda seguia a Lei de Moisés.
Paulo decidiu se purificar no templo para mostrar sua obediência à Lei de Moisés e para evitar conflitos com os judeus.
Depois que Paulo se purificou no templo, os judeus o acusaram de trazer um gentio ao templo, o que era proibido.
As alegações contra Paulo foram resolvidas quando ele foi preso pelas autoridades romanas e levado a Roma para julgamento.
Explicação de Atos 21:21
A acusação de ensinar contra Moisés e os costumes judaicos
Na época em que Paulo estava em Jerusalém, ele foi acusado de ensinar os judeus a se afastarem de Moisés e dos costumes judaicos. Essa acusação foi feita por alguns judeus que estavam descontentes com a pregação de Paulo, que afirmava que a salvação era pela fé em Jesus Cristo e não pela observância da Lei de Moisés.
Essa acusação foi baseada em uma interpretação equivocada do que Paulo estava ensinando. Ele não estava ensinando que os judeus deveriam abandonar completamente a Lei de Moisés e os costumes judaicos, mas sim que a salvação não dependia da observância dessas coisas. Paulo estava ensinando que a salvação era pela graça de Deus, através da fé em Jesus Cristo.
No entanto, essa acusação foi levada a sério pelos líderes religiosos de Jerusalém, que temiam que a pregação de Paulo pudesse levar à desobediência à Lei de Moisés e à divisão entre os judeus. Eles pediram a Paulo que fizesse um voto e participasse de um ritual de purificação, a fim de mostrar que ele ainda seguia a Lei de Moisés e os costumes judaicos.
Paulo concordou em fazer o voto e participar do ritual de purificação, não porque ele acreditava que isso era necessário para a salvação, mas para mostrar que ele respeitava a Lei de Moisés e os costumes judaicos. No entanto, mesmo depois de fazer o voto e participar do ritual, Paulo ainda foi preso pelos líderes religiosos de Jerusalém, que temiam que ele pudesse ser morto pelos judeus que estavam descontentes com a sua pregação.
Em Atos 21:21, vemos a acusação que foi feita contra Paulo pelos judeus em Jerusalém. Eles afirmaram que ele estava ensinando os judeus a se afastarem de Moisés e dos costumes judaicos, o que era uma acusação grave na época. No entanto, essa acusação foi baseada em uma interpretação equivocada do que Paulo estava ensinando, e ele fez tudo o que pôde para mostrar que ainda respeitava a Lei de Moisés e os costumes judaicos.
Essa história nos ensina que é importante entender corretamente o que as pessoas estão ensinando antes de fazermos acusações contra elas. Também nos ensina que a salvação é pela graça de Deus, através da fé em Jesus Cristo, e não pela observância da Lei de Moisés ou dos costumes judaicos.
Versões
Eles foram informados que você ensina todos os judeus entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da Lei.
Eles ouviram dizer que você ensina os judeus que moram em outros países a abandonarem a Lei, dizendo a eles que não circuncidem os seus filhos, nem respeitem os costumes dos judeus.