Atos 2:16

16

Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel:

Atos 2:16

Significado de Atos 2:16

O profeta Joel é um dos profetas menores do Antigo Testamento.

Joel profetizou sobre o derramamento do Espírito Santo nos últimos dias.

Joel profetizou durante o período do Reino do Sul de Judá, por volta do século VIII a.C.

Pedro cita Joel para explicar o que está acontecendo em Pentecostes e mostrar que isso é uma realização da profecia de Joel.

Este versículo é importante porque mostra que o que está acontecendo em Pentecostes é uma realização da profecia de Joel.

A citação de Joel se relaciona com o Pentecostes porque o derramamento do Espírito Santo é uma realização da profecia de Joel.

A expressão "últimos dias" em Joel se refere ao período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.

O derramamento do Espírito mencionado por Joel se refere à capacitação dos crentes para testemunhar e proclamar o evangelho.

A profecia de Joel se cumpriu em Pentecostes quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos, capacitando-os para testemunhar e proclamar o evangelho.

A relevância deste versículo para a teologia cristã é que ele mostra que o derramamento do Espírito Santo é uma realização da profecia do Antigo Testamento e que os crentes são capacitados pelo Espírito para testemunhar e proclamar o evangelho.

Explicação de Atos 2:16

A Profecia Cumprida: A Palavra de Deus Revelada aos Homens

No dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em um mesmo lugar quando, de repente, um som como de um vento impetuoso veio do céu e encheu toda a casa onde estavam. Então, línguas como de fogo apareceram sobre cada um deles e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

A multidão que se encontrava na cidade ficou perplexa e admirada ao ouvir cada um deles falar em sua própria língua materna. Alguns, porém, zombavam e diziam que eles estavam embriagados. Foi então que Pedro, cheio do Espírito Santo, levantou-se e começou a pregar para a multidão.

Ele explicou que o que estava acontecendo era a realização da profecia do profeta Joel, que havia dito: "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos" (Atos 2:17).

Pedro continuou a pregar, falando sobre Jesus Cristo e como Ele havia sido crucificado, mas ressuscitou dos mortos. Ele exortou a multidão a se arrepender e ser batizada em nome de Jesus para receberem o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo.

Muitos foram tocados pelo Espírito Santo e se converteram naquele dia, sendo batizados e recebendo o Espírito Santo. A igreja cresceu rapidamente, com muitos sendo adicionados a cada dia.

A referência bíblica Atos 2:16 é uma das mais importantes do Novo Testamento, pois marca o início da igreja cristã e a revelação da Palavra de Deus aos homens. A profecia de Joel foi cumprida naquele dia, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos e eles começaram a falar em outras línguas.

Essa experiência foi fundamental para o crescimento da igreja, pois os discípulos foram capacitados pelo Espírito Santo para pregar o evangelho e fazer discípulos em todas as nações. A referência bíblica Atos 2:16 é, portanto, um lembrete da importância da Palavra de Deus e do poder do Espírito Santo em nossas vidas.

Versões

Bíblia NAA
16

Mas o que está acontecendo é o que foi dito por meio do profeta Joel:

Bíblia NTLH
16

O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse: