Atos 19:17

17

Quando isso se tornou conhecido de todos os judeus e os gregos que viviam em Éfeso, todos eles foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

Atos 19:17

Significado de Atos 19:17

A notícia de que o nome do Senhor Jesus tinha poder para expulsar espíritos malignos.

Todos foram tomados de temor.

Os judeus e gregos que viviam em Éfeso.

Significa que o nome do Senhor Jesus foi exaltado e glorificado.

O nome do Senhor Jesus.

Porque eles perceberam que o poder do nome de Jesus era maior do que o poder dos seus próprios deuses e espíritos.

A passagem se refere ao ministério do apóstolo Paulo em Éfeso, durante sua terceira viagem missionária.

O autor de Atos é Lucas, o mesmo autor do Evangelho de Lucas.

O tema principal de Atos é a expansão do evangelho de Jesus Cristo através do ministério dos apóstolos e da igreja primitiva.

Essa passagem mostra como o poder do nome de Jesus era reconhecido e respeitado pelos judeus e gregos em Éfeso, o que levou muitos deles a se converterem ao cristianismo. Isso se relaciona com o restante do livro de Atos, que mostra como o evangelho se espalhou por toda a região do Mediterrâneo, apesar da oposição e perseguição dos líderes religiosos e políticos da época.

Explicação de Atos 19:17

A reação temerosa diante do poder de Jesus em Éfeso

Em Atos 19:17, é relatado que a notícia sobre os milagres realizados por Paulo em nome de Jesus se espalhou por toda a cidade de Éfeso, tanto entre os judeus quanto entre os gregos. O resultado disso foi que todos ficaram tomados de temor diante do poder do Senhor Jesus, e seu nome foi engrandecido.

A história começa com Paulo chegando em Éfeso e encontrando alguns discípulos que haviam sido batizados com o batismo de João Batista, mas ainda não tinham ouvido falar do Espírito Santo. Paulo então lhes explicou sobre Jesus e batizou-os em nome do Senhor. Em seguida, ele começou a pregar na sinagoga, mas encontrou resistência e acabou saindo para pregar em outros lugares.

Foi então que aconteceu um episódio marcante: alguns exorcistas judeus tentaram expulsar um espírito maligno invocando o nome de Jesus, mas o demônio respondeu: "Conheço Jesus e sei quem é Paulo, mas vocês quem são?" (Atos 19:15). O espírito maligno então os atacou, e eles fugiram nus e feridos.

A notícia sobre esse incidente se espalhou pela cidade, e muitos ficaram impressionados com o poder de Jesus. Alguns dos que haviam praticado a feitiçaria até queimaram seus livros em público, reconhecendo a superioridade do nome de Jesus. O resultado disso foi que o nome do Senhor Jesus se tornou ainda mais conhecido e respeitado em Éfeso.

Essa história nos ensina que o poder de Jesus é real e pode transformar a vida das pessoas. Quando reconhecemos sua autoridade e nos submetemos a ele, somos capazes de vencer o mal e experimentar a paz e a alegria que só ele pode oferecer. Que possamos engrandecer o nome de Jesus em nossas vidas, assim como fizeram os habitantes de Éfeso.

Versões

Bíblia NAA
17

Este fato chegou ao conhecimento de todos os moradores de Éfeso, tanto judeus como gregos. Veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

Bíblia NTLH
17

E todos os que moravam em Éfeso, judeus e não judeus, souberam disso. Eles ficaram com muito medo, e o nome do Senhor Jesus se tornou mais respeitado ainda.