Atos 17:5
Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.
Significado de Atos 17:5
Os judeus ficaram com inveja.
Eles reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e iniciaram um tumulto na cidade.
Eles reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados.
O objetivo dos judeus era trazer Paulo e Silas para o meio da multidão.
Eles estavam procurando Paulo e Silas.
Os judeus queriam trazer Paulo e Silas para o meio da multidão para acusá-los de pregar coisas contrárias à lei romana.
Depois que invadiram a casa de Jasom, Paulo e Silas não foram encontrados.
Paulo e Silas reagiram pacificamente e não resistiram à prisão.
Quando a multidão viu Paulo e Silas, eles ficaram ainda mais agitados e começaram a atacá-los verbalmente.
A situação foi resolvida quando Paulo e Silas foram levados à presença dos líderes da cidade e foram libertados após serem considerados inocentes.
Explicação de Atos 17:5
A inveja dos judeus desencadeia um tumulto em busca de Paulo e Silas
Na cidade de Tessalônica, Paulo e Silas pregavam a palavra de Deus e muitos judeus e gentios se converteram ao cristianismo. Porém, alguns judeus ficaram com inveja e reuniram homens perversos para iniciar um tumulto na cidade. Eles invadiram a casa de Jasom, onde Paulo e Silas estavam hospedados, em busca dos dois apóstolos.
A multidão se juntou aos judeus e começou a procurar por Paulo e Silas pelas ruas da cidade. Eles não encontraram os apóstolos, mas prenderam Jasom e outros cristãos que estavam na casa. Os acusaram de abrigar homens que estavam causando problemas na cidade e os levaram às autoridades locais.
Os judeus que lideraram o tumulto acusaram Paulo e Silas de pregar coisas contrárias às leis romanas e de serem perturbadores da paz. As autoridades locais, temendo uma revolta popular, decidiram libertar Jasom e os outros cristãos, mas pediram para que Paulo e Silas deixassem a cidade.
Os apóstolos partiram para a cidade de Bereia, onde continuaram pregando a palavra de Deus e convertendo muitas pessoas. Porém, os judeus de Tessalônica descobriram onde eles estavam e foram até lá para causar problemas novamente. Paulo teve que fugir para Atenas, enquanto Silas e Timóteo ficaram em Bereia para continuar pregando.
A história de Paulo e Silas em Tessalônica mostra como a inveja e o medo podem levar as pessoas a agirem de forma violenta e injusta. Apesar das acusações falsas, os apóstolos não desistiram de pregar a palavra de Deus e continuaram a espalhar o evangelho por onde passavam.
Versões
Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, reuniram uma multidão e provocaram um tumulto na cidade. E, atacando de surpresa a casa de Jasom, procuravam trazer Paulo e Silas para o meio do povo.
Mas os judeus ficaram com inveja. Eles foram buscar alguns homens maus entre os malandros das ruas e formaram um grupo de desordeiros. Estes fizeram muita confusão na cidade e atacaram a casa de Jasão, procurando Paulo e Silas a fim de os levar para o meio do povo.